quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Um belo exemplo para os padres


O Cura D'ars

. . O dia 4 é dedicado aos padres.

. . Como disse o Pe. Júlio Lancellotti, na sua coluna de hoje do Jornal “O Diário Popular”, o protetor dos padres é São João Maria Vianey, o Cura d’Ars, nascido em 4 de agosto. Por sua perseverança, muita persistência e sua característica simplicidade, conseguiu transformar uma igreja antes vazia de fiéis num local extremamente visitado por peregrinos e até nobres e governantes.

. . A tal ponto a sua igreja era visitada que, para acolher os peregrinos ávidos de ouvir e conversar com o pároco, a França decidiu construir na cidade de Ars uma estrada de ferro e uma estação.

. . É que São João Maria Vianey, quando em vida, tinha extrema habilidade e paciência em ouvir os fiéis, confortando-os, orientando-os e ajudando-os a se reconciliarem com Deus e com os seus semelhantes.

. . Mas a despeito de sua paciência, compreensão, afeto, benevolência e docilidade, era excêntrico em suas opiniões, quando estavam em jogo a reputação, a moral, o bom nome das pessoas. Por exemplo, a uma mulher que lhe confessou ter espalhado boatos falsos sobre a idoneidade alheia ele sentenciou: pega uma galinha, arranca-lhe as penas e espalhe-as ao vento e depois procure reuni-las, sem faltar uma só.

. . Como a mulher lhe dissesse que isso seria impossível, ele sentenciou: assim também, será impossível você encontrar todas as pessoas que souberam do boato que você espalhou e desmenti-lo...

. . A despeito da repercussão do seu belo exercício no sacerdócio, o pároco foi considerado sem habilidade para o mesmo por seus superiores mas, mesmo assim, foi agraciado por Deus, graças à sua paciência, disposição e afeição no trato das pessoas, sempre disposto a ouvir e dialogar com elas, dando-lhes atenção, assistência espiritual e coragem de viver.

. . Um belo exemplo dá aos padres, o Cura d’Ars, considerado o protetor dos párocos!

... José Dassi

Nenhum comentário: