terça-feira, 20 de novembro de 2007

Verdadeira Santidade





Seus alimentos eram raízes e um pouco de pão trazido pelos
camponeses.

Passava todo tempo rezando e lendo a Escritura. À noite, levantava-
se de hora em hora para orar, pois desejava agradar a Deus e ser um
verdadeiro santo. Um dos maiores e melhores que o mundo já tinha
visto.

Quando envelheceu, fiel às orações, vigílias e jejuns, pediu a Deus
que lhe mostrasse o progresso que alcançara na vida espiritual:

- "Mostrai-me alguém que se tenha santi ficado mais que eu, e assim
poderei melhorar minha vida.

De imediato, desceu do céu um anjo que lhe disse:

- "Vai amanhã ao vilarejo e acharás no mercado um palhaço que faz
truques e provoca riso das pessoas. É ele o homem que procuras"!

Surpreso e humilhado com a hipótese de haver alguém mais santo que
ele, o eremita obedeceu.
Na praça, viu o palhaço que cantava, fazia mágicas e depois passava
seu chapéu. No final, aproximou-se e perguntou-lhe se sempre fora um
bom palhaço, o que fizera de bom e que preces e penitências teria
feito parta ser tão amado por Deus.

Muito sério, o palhaço respondeu:

"Não brinque comigo"! Confesso que nem me lembro como é que se
reza. Nem me lembro de qualquer caridade.
Só toco minha flauta, dou risadas e canto por uns trocados, mesmo
que lá dentro eu esteja triste. Nunca fiz nada de grandioso ou que
merecesse louvores e aplausos.

— E sempre fostes pobre e vagabundo? – perguntou o monge.
O palhaço respondeu:
— Oh! Não" quando jovem, ao receber a herança de meu pai, vi uma
mulher à beira da estrada, cansada e chorando. Contou que tinham
vendido seu marido e os filhos como escravos por causa de uma
dívida. Decidi, então, comprar a liberdade de sua família. Foi assim
que fiquei pobre, e não vejo nenhum mérito nisso.... Qualquer um
faria o mesmo!

O eremita, então, refletiu:
— Toda a minha vida eu me esforcei pela minha salvação, e os homens
me chamavam de santo. Mas esse pobre flautista, por uma boa ação,
ficou muito à minha frente na corrida para o céu".

Ele pode até se esquecer do que fez, mas Deus, não!....

(Extraído do jornal 'MISSÃO JOVEM- outubro 2007)

--
A oração talvez não mude as coisas para você, mas, com certeza, mudará você para as coisas !

Nenhum comentário: