quinta-feira, 30 de março de 2017

Padre Caffarel e a Oração

Oração: o espaço privilegiado do encontro com Cristo

«Tudo se resume em saber se é vital comer, tudo se resume em saber se é vital rezar»



Para o Padre Caffarel, a oração é o lugar privilegiado do seu encontro com Deus, particularmente sob a forma de Meditação. Não somente a sua vida quotidiana foi preenchida por esta presença de Deus, como também nunca se cansou de ensinar a fazer oração, de transmitir o que ele pessoalmente vivia no acto de rezar. A sua pedagogia passa pela exigência fundamental de colocar a Oração no coração da vida de cada um. Passa por numerosos escritos: na "Carta das Equipas" e no "Anneau d’Or" (O Anel de Ouro) e pela criação dos "Cadernos Sobre a Oração".

É sobretudo na segunda parte da sua vida que desabrocha a sua pedagogia orientada principalmente para os leigos ativos no mundo. A partir da "Casa de Troussures", que ele transformou num centro internacional de oração, animou e fez animar semanas de oração, cursos de oração por correspondência e serões de formação. Criou o movimento dos "Intercessores". Não deixou também de fazer pesquisa sobre as novas "correntes carismáticas" que emergiam na Igreja. Diferentes livros elaborados no decurso da sua experiência de acompanhamento espiritual são testemunhos deste período.

O Padre Caffarel vivia com exigência a sua vida de oração. Ele desejava com insistência e exigência que assim fosse para todos.



«Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar de pé nas sinagogas e nos cantos das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo: já receberam a sua recompensa. Tu, porém, quando orares, entra no quarto mais secreto e, fechada a porta, reza em segredo a teu Pai, pois Ele, que vê o oculto, há-de recompensar-te.

Nas vossas orações, não sejais como os gentios, que usam de vãs repetições, porque pensam que, por muito falarem, serão atendidos. Não façais como eles, porque o vosso Pai celeste sabe do que necessitais antes de vós lho pedirdes.» (Mt 6,5-8)


Nenhum comentário: