quinta-feira, 20 de outubro de 2016

A missão do casal responsável de equipe nas equipes de nossa senhora

Muito atual este artigo! Boa leitura.




MENSAGEM AOS NOVOS CASAIS RESPONSÁVEIS DE EQUIPE


Queridos irmãos em Cristo, Casais Responsáveis de Equipe e Conselheiros Espirituais
 
Paz a todos!
 
Aos CRE que tomam posse queremos enfatizar que a vossa missão é das mais importantes nas Equipes de Nossa Senhora. Cada Casal, no exercício de sua missão, é o representante oficial do Movimento perante a Equipe a que pertence e atua. 
E qual é a vossa missão? O Papa Francisco nos fala: “Por pura graça DEUS atrai-nos para nos unir a Si. Envia o seu Espírito aos nossos corações, para nos transformar, e nos tornar capazes de responder com a nossa vida ao seu Amor.”
 
“Se alguém aceita um serviço, que veja nisso um chamado de DEUS.” (1Pd 4,11)
 
E DEUS chama cada um pelo nome. “Quando o homem recebe uma vocação de DEUS para a qual ele, por si mesmo, se julga incapaz, experimenta a graça divina que o transforma em um ser novo, capacitando-o para a missão recebida” (Zilles, 2011, 35) Recordemos ainda o exemplo de Jesus: “O maior dentre vós será o vosso servo” (Mt 23,11). A função, a grande função de todo e qualquer casal responsável é servir. São chamados a renunciar a si mesmos para se dar aos outros. Portanto sejam dóceis à luz do Espírito Santo, e como consequência fortes na vossa insubstituível missão à frente da Equipe que DEUS vos confiou.
 
Nunca se promete ao que é chamado que as coisas serão fáceis. Muito menos lhe são oferecidas garantias e seguranças que o convidem a se apoiar em meios humanos. A única força que estará disponível será a companhia de quem lhes prometeu ficar ao vosso lado até o fim do mundo.
Passarão, outrossim,por várias tentações; citaremos algumas:
  • A tentação do endurecimento hostil, ou seja, de se fechar dentro daquilo que está escrito (a letra) sem se deixar surpreender por Deus, pelo Espírito;
  • A tentação de descuidar, considerando-se não guardiões, mas proprietários;
  • A tentação de uma misericórdia enganosa, que trata os sintomas e não as causas e fecha as feridas antes de curá-las.
 
Enfim as tentações não devem vos assustar ou desanimar, porque nenhum discípulo é maior que seu mestre, e se o próprio Jesus foi tentado, não deveis esperar um tratamento melhor.
 
Mas o convite Dele é mais tentador e irrecusável, porque Ele vos convida a “amar mais”.
 
É fácil? Não, requer primeira Sua graça que vos escolheu, e não por mérito. Sois então privilegiados. Ele vos quer do jeito que são, com vossos defeitos e qualidades, só quer que deixeis a porta aberta, nem que seja apenas uma fresta...
 
Então Seu amor vos preencherá de tal modo que vosso coração se alegrará e esta alegria irá contagiar os que estão à vossa volta, fazendo, por exemplo, que aquele convite para uma formação ou um evento se torne tão atraente, que será impossível não aceitar!
 
Não digam tentaremos, e sim lutaremos! E este compromisso só reforça a idéia de que, como discípulos missionários, sois chamados a dar testemunho da vossa fé, da vossa esperança num mundo cada vez mais individualista.
 
Que a simplicidade e a humildade sejam a vossa marca registrada. E que o projeto de cada CRE presente seja ajudar os casais a ele confiados “a tenderem para a santidade, nem mais nem menos”, como nos fala Padre Caffarel.
 
E que mais? Ah! Mãos à obra, pois o céu não é o lugar nem de covarde, nem de preguiçoso!
 
Como SRB nos colocaremos em oração por cada Casal e Conselheiro Espiritual que assumem uma missão no Movimento, para que esta seja um louvor ao Pai! E contem conosco para qualquer auxílio que se faça necessário.
 
Aos casais que estão deixando a Missão, nosso agradecimento, em nome de toda a SRB, pelo esforço e empenho na condução de vossas Equipes ao longo de 2014.
 
E por fim, desejamos a todos um santo e abençoado Natal com o Espírito Santo derramando muitas bênçãos, e que 2015 seja um ano cheio de alegrias e realizações, extensivas a toda a família, e com a intercessão da Bem-Aventurada Virgem Maria e de São José, modelos da Sagrada Família.
 
Recebam nosso carinhoso abraço.
 
Padre Paulo Renato
Hermelinda&Arturo
Novembro de 2014 

Nenhum comentário: