quarta-feira, 8 de agosto de 2007

As lições do CIRQUE DU SOLEIL




Ver o Cirque du Soleil em ação nos inspira a fazermos o melhor, seja em qualquer campo de nossa vida. Por meio do Cirque conseguimos ver que tudo pode ser melhorado, reinventado, recriado, transformado. .. Mas, acima de tudo, cada espetáculo comprova que fazer algo com alegria é a principal maneira de se construir algo melhor, muito melhor.
Deus sempre fez o melhor para nós: “E Deus viu tudo o que havia feito, e tudo havia ficado muito bom” (Gênesis 1, 31). Com Ele podemos aprender atitudes para desenvolvermos o melhor em nossa vida como cristãos. Algumas lições podem ser associadas entre o trabalho do Cirque e os ensinamentos de Deus para todos nós:
1.SENTIR PRAZER NO QUE FAZEMOS. No livro de Gênesis é mencionado que para cada coisa que Deus fazia, ao concluir, Ele olhava com satisfação dizendo: “ficou bom”. Não era apenas uma avaliação, era também uma expressão de prazer. Só podemos fazer o melhor se o que estivermos fazendo nos der prazer. Para tanto, devemos nos engajar naquilo que gostemos e que esteja dentro das habilidades que Deus nos concedeu.
2.FAZER AS COISAS ESTETICAMENTE BOAS. Em Gênesis 3, 6 - descrevendo o fruto da árvore do bem e do mal - é dito que “era atraente aos olhos”. Ou seja, Deus fez tudo muito bonito, não só este fruto. O que fazemos deve passar também pelo critério da beleza, se desejamos otimizar o que fazemos.
3.FAZER AS COISAS FUNCIONALMENTE ÚTEIS. Deus fez as plantas que dão sementes; árvores que produzam frutos e sementes; terra para brotar a vegetação; luminares para separar dia e noite e iluminar a terra. Ou seja, tudo tinha uma utilidade. Se quisermos fazer o melhor para Deus precisamos pensar no critério da utilidade: “a quem estou ajudando com isso; a quem isso pode ser útil?”
4.FAZER DENTRO DOS PROPÓSITOS. Durante o processo da criação, cada coisa que Deus fazia era parte de um propósito maior. Não apenas Lhe dava prazer e nem era apenas bonito e útil, era, também, uma meta para atingir algo maior. Deus criava tudo em benefício do homem! Jesus instituiu a Igreja com o propósito de evangelizar e fazer missões, de ensinar seus princípios, de prestar adoração a Ele, de desenvolver a comunhão dos homens; e de servir ao próximo. Qualquer coisa que fizermos em nossa vida cristã precisa atender a um desses propósitos, se desejamos otimizar o que fazemos.
5.FAZER EM BENEFÍCIO DAS PESSOAS. Ao criar o universo, Deus culminou criando o homem e entregando tudo em suas mãos. Deus terminou Sua obra de maneira espetacular: entregando-a para o homem. Devemos sempre procurar beneficiar as pessoas com o que construímos.
Deus nunca fez nada abaixo do melhor que poderia fazer. Deus otimizou o seu projeto para a criação e conferiu a tarefa de cada dia verificando que “era bom”.
Que os ensinamentos que Deus nos concede e os bons exemplos daqueles que buscam sempre praticar o melhor, como o Cirque du Soleil, nos ajudem a refletirmos sobre a possibilidade que temos de superar as nossas limitações e fragilidade humana para sermos muito mais do que meros seres viventes. “Tudo podemos naquele que nos fortalece” seja o lema em nossa vida. Que o Espírito de Deus nos ilumine e inspire a executarmos cada vez melhor o plano divino que Deus, com muito carinho, desenhou para cada um de nós

Um comentário:

Anônimo disse...

belo texto.