quinta-feira, 4 de outubro de 2007

O Grão de Mostarda


Lucas 17,5-10
Transcrevo parte da reflexão do Frei Giribone. Reflitam a bela mensagem e saúdo todos os franciscanos neste dia de são francisco de Assis, extraordinário santo!

"A fé nos faz confiar em Deus e não em nossas próprias forças. O caminho do imediatismo nos leva ao relativismo que vai nos arrastar para o individualismo.
Se hoje estamos sofrendo numa sociedade que não se preocupa com o ser humano em sua totalidade, é porque ainda não estamos cultivando a nossa fé. A grande crise afetiva que o mundo passa é na realidade falta de relacionamento e reconhecimento da presença de Deus em nossa vida.
A fé sem as obras se torna vazia, por esta razão ela sempre se expressa dentro de uma realidade comunitária. Quando assumimos os valores de Deus nosso amor se torna automaticamente voltado para a construção do outro. A fé sempre tem como conseqüência um altruísmo que leva ao encontro do outro.
A fé é um processo. Ela pode aumentar na medida em que procuramos fazer a vontade de Deus, ou pode diminuir, quando nos afastamos do princípio gerador de nossa existência. É pela oração constante que iremos aumentar a nossa fé. É confiando em Deus acima de nossas próprias forças é que poderemos ser uma extensão do que cremos.

Devemos sair do “cuidar dos porcos” para irmos até o “cuidado do pai” que sempre nos ama, pois somos criaturas suas. É melhor estarmos sobre a responsabilidade de quem realmente nos ama do que ficarmos submissos aos que querem nos aprisionar ao pecado que tem como fruto a morte. Este tempo deve ser para nós um momento de cairmos em nós mesmos e nos sentirmos profundamente amados por Deus para nos transformarmos em agentes de seu amor na realidade onde estamos vivendo. “Senhor Jesus aumentai em nós a capacidade de aceitarmos com amor a vossa vontade em meio às provações desta vida”.
ORAÇÃOÓ Deus, eterno e todo-poderoso, que nos concedeis no vosso imenso amor de Pai mais do que merecemos e pedimos, derramai sobre nós a vossa misericórdia, perdoando o que nos pesa na consciência e dando-nos mais do que ousamos pedir. Amém
FREI GIRIBONE (Ordem dos Carmelitas Descalços) freigiribone@vetorial.net

Nenhum comentário: