sábado, 14 de julho de 2012

A Eucaristia à luz do Padre Caffarel















1) "Estou convencido de que poderíamos esperar um futuro magnífico para a nossa
cristandade se aceitássemos compreender que a missa e a comunhão diárias são a
alimentação normal do cristão, e que passar sem elas sem um motivo válido é dar
prova de um desconhecimento assustador desse dom prodigioso do amor divino. A
eucaristia. ver-se-ia multiplicar o número de vocações sacerdotais e religiosas:
alimentadas pela eucaristia, as almas aspiram a um dom cada vez mais total. assistirse-
ia a uma fecundidade inesperada dos nossos movimentos católicos. E o sacramento
do matrimônio, "super-ativado" pela eucaristia, traria o seu pleno efeito de fidelidade,
pureza, santidade conjugal."
(Henri Caffarel - Um homem arrebatado por Deus, pág. 111)




2) "A oração interior não é menos necessária que a eucaristia e a palavra de Deus.
Ela salva da asfixia a nossa alma, essa "sequestrada", como diz Claudel. Ao praticarse
a oração interior, a prisioneira volta ao ar livre e recomeça a respirar.
A sua vitalidade, alimentada pelo pão da palavra e pelo pão eucarístico, finalmente
pode exercer-se: a Deus que falou com ela, ela responde, a Deus que se deu a ela, ela
se entrega. entre Deus e a alma uma troca viva se instaura, a comunhão à qual todo
amor aspira. e aos poucos, a vida inteira daquele que pratica a oração interior, e
porque a prática transforma-se em oração.
(Henri Caffarel - Um homem arrebatado por Deus, pág. 99)




Para ajudar os outros a encontrar Deus, é certamente indispensável que nós mesmos o
procuremos." (Henri Caffarel)




"No teu amor por mim, vejo o amor de Deus que vem ao meu encontro. No meu
amor por ti, uno-me ao amor de Deus que pede o meu coração emprestado para te
amar." (A missão do casal cristão, pág. 77)








fonte: palestra
Pe.Paulo Staut (EACRE - Campinas -fev/2000)

Nenhum comentário: