segunda-feira, 1 de abril de 2013

SOMOS AMIGOS DO PADRE CAFFAREL??



Nós somos amigos?
A causa de beatificação do fundador das equipes, Pe. Caffarel, não é só responsabilidade de alguns Equipistas ou SCE, mas de todos que acreditaram que este homem simples foi inspirado pelo Espírito Santo, e que por isso se sentem agraciados por participar deste rico caminho de santificação e compromissados em testemunhar o amor de Cristo pelo casal.



Profeta para nosso tempo, Pe. Caffarel desvendou a beleza do amor de Deus e do amor humano, aproximou-nos da Igreja e nos mostrou “meios” para que pudéssemos orar, meditar, sermos pais e mães e, principalmente, que nos tornássemos um casal sequioso de Deus, aberto à graça do Espírito Santo, prontos a atender às necessidades e apelos dos que cruzam nosso caminho.



O nosso tempo necessita do testemunho do casal que acredita que a salvação passa por eles, frutifica nos filhos e irradia para outras famílias, sendo sinal de transformação no mundo. O casal deve acreditar que pode cumprir sua missão apostólica de anunciar o amor de Deus e denunciar o que destrói o lar. Fortalecidos em Cristo e protegidos por Nossa Senhora podemos nos unir a tantos irmãos para procurarmos, juntos, a riqueza do sacramento e irradiarmos tantas graças descobertas, principalmente àqueles que sofrem pela falta de amor entre o homem e a mulher e do amor de Deus dentro do lar. Que os frutos de nossa espiritualidade conjugal nos fortaleçam para acolher, aceitar e irradiar os apelos dos Papas Paulo VI e João Paulo II feitos às ENS: sermos mensageiros e testemunhas face às ameaças que pesam sobre as famílias, e aceitarmos este desafio, a exemplo do Pe. Caffarel, que sempre atendeu aos apelos recebidos com a afirmação de “procuremos juntos”.



Acreditamos na santificação desse grande “servo” de Deus. Grande, por sua simplicidade, oração, dedicação, fidelidade à Igreja, amor ao próximo, incansável na busca de Deus; por seus ensinamentos à frente de seu tempo; por acreditar no amor de Deus pelo homem e mulher, um só coração; pelas viúvas que ele acolheu e, juntos, procuraram transformar a dor em amor; pela preocupação em semear o Cristo aos futuros casais através dos Centros de Preparação ao Casamento; pelo ardente desejo de ensinar a orar; pelos inúmeros intercessores que, desde a guerra, irradiaram-se pelo mundo, ofertando a oração, o jejum e a sua vida por outros. Por estes e outros tantos testemunhos da vida e obra do nosso fundador é que acreditamos que este “servo” é um grande amigo de Deus e que a sua canonização renderá muitos frutos ao casal, à família, à Igreja. Enfim para toda a humanidade, em vista da glorificação de Deus.



Lembramos que, desde 2006, foram constituídos o postulador, Pe. Paul-Dominc Marcovits; a vice postuladora; a equipe de apoio, que conta com a presença do Mons. Fleischmann; a Comissão Canônica de Inquérito e a Comissão Diocesana, que já ouviu 27 testemunhas entre 2007 e 2008 e 12 em 2009.



Como CR pela Associação dos Amigos do Pe. Caffarel, no Brasil, cabe-nos o controle das inclusões e renovações dos membros brasileiros; a elaboração de relatórios a serem enviado à sede da Associação, na França; a realização de comparativos de evolução e engajamento das províncias e regiões; a orientação a possíveis testemunhas e obtenções de graças; apoio a divulgações, palestras, animação e motivação da vida, obra e andamento da Causa de Beatificação.



Essa missão, porém, só terá êxito se for abraçada por cada equipista, principalmente pelos que exercem responsabilidade no Movimento. Salientamos que a Associação nos faz três apelos: a oração diária pela Beatificação, a intercessão por graças e o engajamento como membros com contribuição financeira uma vez ao ano. Aproveitamos para informar que, no mês de julho/2010, a posição dos amigos do Pe. Caffarel, no Brasil, atingiu o número de 1.017 associados. Louvamos a Deus pela adesão de cada um. Entretanto, ainda temos muito trabalho, pois o número de associados representa menos de 5% dos equipistas brasileiros e a renovação ainda é tímida.



Rogamos para que o Senhor envie mais operários para esta grande causa. E nas palavras de nosso fundador, rezemos para que a sua missão seja continuada por cada um de nós, pois “Quais dias futuros não se poderiam esperar para a Igreja, se a luminosa mensagem do Cristo sobre o matrimônio alcançasse os quatro cantos do mundo.” Que Deus impulsione cada um para continuar a orar, a pedir a intercessão do Padre Caffarel e de Nossa Senhora, animar e divulgar a importância da causa aos nossos irmãos de equipe.



Ketty e Alexandre Eq. 05 - N.S. da Perseverança Porto Alegre/RS

CARTA MENSAL Setembro 2010

Nenhum comentário: