quinta-feira, 28 de março de 2013

Papa pede católicos capazes de "sair" de si ao encontro dos outros

Amigos e Irmãos, é muito empolgante e conforta a todos nós que vamos a Periferia da cidade, ouvir estas palavras do Papa!
Uma Feliz Páscoa a Todos!
Vejam o vídeo abaixo.
alexandre e alana

O Papa Francisco concedeu esta quarta-feira a primeira audiência geral do seu pontificado, perante dezenas de milhares de pessoas na Praça de São Pedro, pedindo que a Semana Santa seja uma oportunidade para a Igreja chegar às “periferias” e “sair” de si.

Renascença V+Ver todos os videos
Papa pede católicos capazes de "sair" de si ao encontro dos outros

Rádio RenasceçaMais informação sobre este video
OC Cidade do Vaticano, 27 mar 2013 (Ecclesia) – O Papa Francisco concedeu hoje a primeira audiência geral do seu pontificado, perante dezenas de milhares de pessoas, pedindo que a Semana Santa seja uma oportunidade para a Igreja chegar às “periferias” e “sair” de si.
“Viver a Semana Santa seguindo Jesus, não só com a comoção do coração, quer dizer aprender a sair de nós mesmos, para ir ao encontro dos outros, para ir às periferias da existência”, disse, no Vaticano, falando em italiano, a única língua em que se pronunciou.
O Papa argentino pediu uma atenção particular aos que estão “mais longe, aos que são esquecidos, os que têm mais necessidade de compreensão, de consolação, de ajuda”.
Neste contexto, evocou o exemplo de Jesus que “falou a todos sem distinção, aos grandes e aos humildes, ao jovem rico e à viúva pobre, aos poderosos e aos fracos”, levando-lhes a “presença de Deus que se interessa por cada homem e cada mulher”.
Segundo Francisco, a Semana Santa que a Igreja Católica se encontra a celebrar desde domingo é “um tempo de graça” para as paróquias, movimentos e associações católicas, chamadas a “sair” ao encontro dos outros para levar “a luz e a alegria” da fé”.
“Sair sempre, com o amor e a ternura de Deus, no respeito e na paciência”, apelou.
A mensagem seria retomada na conta do Papa na rede social Twitter: "Permanecer com Jesus exige sair de si mesmo, de um modo cansado e rotineiro de viver a fé".
“Muitas vezes contentamo-nos com algumas orações, uma missa dominical distraída e não constante, algum gesto de caridade, mas não temos a coragem de ‘sair’ para levar Cristo”, alertou Francisco, na sua catequese semanal.
Outra mensagem na conta do Twitter, publicada ainda durante a audiência geral, sublinhava que “viver a Semana Santa é entrar sempre mais na lógica de Deus: a lógica do amor e do dom de si mesmo”.
Francisco, saudado várias vezes pela multidão, voltou ao tema da “misericórdia”, que tem acompanhado as suas primeiras reflexões.
“Deus pensa sempre com misericórdia”, declarou, dando como exemplo “o pai que espera o regresso do filho e vai ao seu encontro, vê-o quando ainda está longe, sinal de que o esperava todos os dias no terraço da sua casa”.
O Papa adiantou que depois da Páscoa vai retomar o ciclo de catequeses sobre o Ano da Fé (outubro de 2012-novembro de 2013), iniciado por Bento XVI, seu predecessor.
A Semana Santa, o ciclo litúrgico mais importante do calendário católico, recorda os momentos que antecederam a prisão e execução de Jesus e culmina na Páscoa, na qual se celebra a ressurreição de Cristo.
OC

Nenhum comentário: