quarta-feira, 9 de março de 2011

"A criação geme em dores de parto" (Rm 8,22)




BOM DIA! Iniciamos a quaresma, tempo de preparação para a Páscoa! Este ano a Campanha da Fraternidade vai nos levar a refletir sobre a vida no nosso planeta. As mudanças do clima que são reflexos das ações de nossa sociedade. O que podemos fazer?
Existem muitas ações que podemos fazer em nosso lar, em nosso trabalho. Quem de nós separa o seu lixo? Esta já é uma ação concreta. Vamos pensar em outras?
um abraço
alexandre



Texto reproduzido da carta mensal das ENS

"A criação geme em dores de parto" (Rm 8,22)






Vivemos o tempo da Igreja. E nesse período temos um tempo privilegiado que a Igreja nos proporciona para fazermos uma revisão de vida e corrigirmos as atitudes incoerentes da nossa vida cristã. É quaresma. Tempo cujo tema central é conversão. Preparamo-nos para a Páscoa do Senhor. No Brasil, de modo especial, a Igreja nos propõe a Campanha da Fraternidade como exercício para intensificarmos nossa atitude de reconciliação a partir da reflexão sobre questões sociais que necessitam da nossa atenção e ação. É um meio de vivermos concretamente os exercícios quaresmais.



Neste ano, a Campanha da Fraternidade traz como tema: Fraternidade e a Vida do Planeta e lema: "A criação geme em dores de parto" (Rm 8,22). O objetivo geral da CF-2011 é: “Contribuir para a conscientização das comunidades cristãs e pessoas de boa vontade sobre a gravidade do aquecimento global e das mudanças climáticas, e motivá-las a participar dos debates e ações que visam enfrentar
o problema e preservar as condições de vida no planeta”. Além do método ver, julgar e agir, a CF-2011 propõe três estratégias concretas para alcançar seus objetivos: Mobilizar, propor e denunciar.

Mobilizar pessoas, comunidades, igrejas, religiões e sociedade para assumirem o protagonismo na construção de alternativas para superação dos problemas socioambientais decorrentes do aquecimento global; propor atitudes, comportamentos e práticas fundamentados em valores
que tenham a vida como referência no relacionamento com o meio ambiente; denunciar situações e apontar responsabilidades no que diz respeito aos problemas ambientes decorrentes do aquecimento global.
O que nós, casais equipistas, temos com isso? Tudo! Primeiro, porque somos Igreja; segundo, precisamos criar um ambiente saudável para que as nossas famílias vivam bem, em harmonia e confortavelmente. "A Igreja, em suas comunidades, que se espera propulsoras do Reino, precisa estar consciente da problemática para colaborar em vistas das mudanças comportamentais e sistêmicas, necessárias e urgentes para evitarmos legar às futuras gerações, um planeta que não ofereça mais condições para abrigar a vida" (CF-2011 TB, 97). "Seria uma falsidade louvar o Criador e não se importar com o atual processo de destruição de suas obras no âmbito da criação" (TB, 144). Empenhemo-nos nessa Campanha, em sintonia com a Igreja do Brasil, confirmando nosso compromisso na construção de um mundo novo conforme o projeto do Criador.

Um abraço com carinho. No Coração de Jesus,
Pe. Miguel Batista, SCJ

SCE da Super-Região Brasil

Um comentário:

Marco Antonio Serio Reis disse...

Fraternidade e a VIDA do Planeta
Vocês se lembram que durante o período do apagão, muitos brasileiros mudaram seus hábitos e passaram a tomar banho de uma forma + racional e a torneira do chuveiro somente estava aberta
somente quando era necessário. Isso além de economizar na conta de luz também evitava o desperdício de água tratada. Então pensando na futura escassez de agua doce no planeta vamos todos voltar ao bom hábito de tomar banho conscientemente?
** Marco A. S. Reis **
ENS- Equipe N.S.Sacrameto - ALFENAS-MG