sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

A refeição na Reunião de Equipe de Nossa Senhora

Vida de Equipe

    Temos ouvido opiniões de alguns casais sobre a refeição na Reunião Mensal, discordando da sofisticação dos pratos apresentados na refeição em algumas Equipes.
Por este motivo, achamos por bem abordarmos este assunto. Pois entendemos que é preciso chamar atenção para o que percebemos não estar de acordo com o que nos propõem as ENS.

    O Movimento é bem claro quanto à refeição na reunião. No “Guia das Equipes de Nossa Senhora”, pág. 20 lemos: “E nas casas partiam o pão, tomando o alimento com alegria e simplicidade de coração” (At 2,46). A reunião começa geralmente por uma refeição. É importante que ela seja simples. Cada casal leva um prato. Uma refeição simples não é um jantar sofisticado, é o que lemos e aprendemos.
    Jesus, antes de ser entregue para ser crucificado, reuniu os doze para celebrar a Páscoa, e o fez numa refeição simples, com pão e vinho.

    É preciso entender que o sentido da refeição na reunião de Equipe é o mesmo das primeiras comunidades cristãs, que se reuniam nas casas para perseverarem em ouvir os ensinamentos dos apóstolos, na comunhão fraterna, nas orações e na partilha do pão, conforme At 2,42. E não é isso que vivenciamos em nossa reunião de Equipe? Se assim não for, algo está errado. A refeição na Equipe deve ser partilhada e nunca oferecida exclusivamente pelo casal em cuja casa a reunião se realiza, mesmo que o dia da reunião seja especial para o anfitrião. Devemos entender que o motivo de cada casal contribuir com um prato na refeição é de partilha, como partilhamos nossos dons, nossas orações, nossas alegrias, nossas tristezas, nossas dificuldades, nossos sucessos, nosso entendimento da palavra de Deus e nossa contribuição para o Movimento.

    Vamos refletir sobre este assunto, vamos procurar observar como estamos vivenciando nossas reuniões. Estamos atentos a esses desvios, que acabam questionando o Movimento e afastando os casais do caminho proposto pelas ENS?
Vera e Roberto
Eq. 19 B - Belém/PA
Boletim ENS EM FOCO - Região Norte II
http://mensageira-jb.blogspot.com.br/2012/02/vida-de-equipe-refeicao-na-reuniao-de.html

Nenhum comentário: