terça-feira, 14 de maio de 2013

Adote sete saídas para a típica depressão de domingo


Planejamento, passeios e até música combatem o mau humor e ansiedade

Por Letícia Gonçalves - atualizado em 22/03/2013

 

A popular depressão do domingo provoca angústia e ansiedade, mas viver um dia tedioso por pensar que não há nada a fazer no domingo e lamentar que "amanhã é segunda-feira" é se enterrar na própria agonia. "Quando o tédio é mantido por um tempo prolongado, pode levar ao isolamento, desmotivação, apatia e perda das expectativas, além de falta de vontade de realizar as atividades diárias mais simples", alerta o psicólogo clínico Fernando Elias José, de Porto Alegre (RS). Sair do clube dos desmotivados é simples - basta ter força de vontade. Ao mudar a sua rotina, o domingo irá passar longe do ranking de dias mais chatos da semana. Descubra o que especialistas e estudos científicos recomendam para aumentar o seu bem-estar: 
de 7
Homem largado no sofá no final de semana - Foto: Getty Images

Saia já do sofá e da frente da TV

Quem sempre passa a tarde de domingo largado no sofá, trocando os canais da televisão sem assistir nada, dificilmente irá se livrar do tédio. Segundo a psicóloga Fabiana Albino Diniz, do Centro de Referência em Medicina Preventiva da Unimed Paulistana, o tédio surge do excesso de atividades rotineiras que a pessoa não tem mais vontade de realizar. "Se você exagerar nas tarefas repetitivas, irá carregar uma sensação de vazio e se sentirá frustrado, infeliz, incapaz e insatisfeito", afirma a especialista. Por isso, procure fazer de cada domingo um dia com uma rotina diferente. 
Amigas conversando - Foto: Getty Images

Combine um programa com amigos e familiares

Pode ser almoçar, fazer uma tarde de jogos de tabuleiro ou cartas, jogar videogame, fazer um passeio, ver um filme ou mesmo ficar conversando, sem fazer nada. Qualquer programa pode ser bem mais prazeroso quando há companhias para você compartilhar os seus sentimentos - e você mal verá o domingo passar. "A convivência com pessoas queridas reforçam os sentimentos positivos em nossa vida e afastam a sensação de vazio ou de se sentir sozinho", afirma o psicólogo clínico Fernando.
Homem brincando de futebol com as crianças - Foto: Getty Images

Pratique exercícios

Essa é uma das melhores formas de você vencer o tédio do domingo. "A prática de exercícios físicos elevam a produção de hormônios responsáveis pelo bem-estar", afima Fernando José. Segundo pesquisadores da Universidade de Vermont (EUA), a euforia provocada pela endorfina, hormônio neurotransmissor liberado no organismo que traz sensação de conforto, continua a agir por até 12 horas após a prática de atividade física - é tempo suficiente para você passar um domingo bem mais prazeroso.
Mulher escutando música dentro de casa - Foto: Getty Images

Escute música

Quando você escuta uma melodia agradável, o som vira estímulo para o cérebro comandar um aumento da produção do hormônio endorfina, aumentando o bem-estar. Um estudo realizado pela Universidade de Maryland, nos EUA, mostrou que ouvir as suas músicas preferidas por 30 minutos pode promover a dilatação dos vasos sanguíneos, diminuindo a tensão. Esse efeito da música é parecido com a reação de uma gargalhada, de praticar exercícios físicos ou de quando a pessoa toma medicação para a pressão arterial. Você combate o mau humor e, de quebra, ainda protege o coração!
Caderno com anotações - Foto: Getty Images

Escreva no papel os problemas e pare de ficar pilhado

Se o seu problema é a preocupação com compromissos e problemas para resolver na segunda-feira, que tal esvaziar a sua mente? Pegue um papel e escreva tudo - isso irá ajudar a organizar os pensamentos. O psicólogo Fernando também recomenda procurar analisar o que está te deixando ansioso. "Se você tem a sensação de que não irá dar conta de tudo na segunda-feira, já deixe preparado no domingo um planejamento das tarefas", recomenda. Vencer o pessimismo é outra saída: procure reforçar o pensamento de "E se der certo?" em vez de pensamentos negativos, que geram ansiedade.
Casal fazendo compras no supermercado - Foto: Getty Images

Antecipe alguma tarefa da semana

"Quando uma pessoa se organiza e planeja tudo o que precisa realizar, trabalha com uma margem menor de problemas, o que traz mais sentimentos de segurança e bem-estar", comenta a psicóloga Fabiana. Em vez de deixar tudo para segunda-feira, portanto, você já pode adiantar alguma tarefa da semana - mas não vale adiantar as atividades do trabalho, pois isso não trará bem-estar. O segredo é combinar um dever com uma distração: chame alguém para fazer companhia a você no supermercado ou ligue uma música enquanto organiza o quarto bagunçado ou a mochila do trabalho. Vale até uma ligação para alguma pessoa querida distante que você vive dizendo que precisa ligar, mas sempre alega não ter tempo.
Homem passeando com o cachorro - Foto: Getty Images

Faça um passeio ao ar livre

Quem passa mais tempo ao ar livre é mais bem humorado. Pesquisadores da Universidade de Essex, no Reino Unido, analisaram 1.250 pessoas e constataram que aquelas que ficavam pelo menos cinco minutos em um ambiente natural, que pode ser até o jardim no quintal de casa, apresentavam melhora de humor, autoestima e motivação. Em dias de domingo chuvoso, você pode inovar: procure uma atividade diferente para fazer dentro de casa, como técnicas de ioga e meditação para iniciantes.

http://www.minhavida.com.br/bem-estar/galerias/15360-adote-sete-saidas-para-a-tipica-depressao-de-domingo?utm_source=news_mv&utm_medium=ciclos&utm_campaign=Depress%C3%A3o

Nenhum comentário: