terça-feira, 29 de setembro de 2015

“Igreja em saída vai tocar as feridas do Cristo Vivo nas pessoas” diz Dom Esmeraldo Barreto aos seminaristas maiores



De passagem por Porto Alegre, onde pregou retiro para o clero da Arquidiocese de Porto Alegre, Dom Esmeraldo Barreto de Farias, bispo Auxiliar de São Luís (MA) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária da CNBB, participou de encontro com os seminaristas maiores na tarde da sexta-feira, 25. O evento foi realizado no Seminário Maior de Viamão.

Motivado pelo tema “perspectivas sobre a missão”, o encontro também reuniu seminaristas das dioceses que compõem a Província Eclesiástica de Porto Alegre: Novo Hamburgo, Caxias do Sul, Osório, Montenegro e Porto Alegre. O bispo colheu perguntas dos seminaristas para explanar sobre o tema. 
 

Para Dom Esmeraldo, a missão não pode ser entendida como mais uma atividade: “A missão precisa ser o que determina a formação e a vida” e acrescentou: “precisamos de discípulos aprendizes para que a missão seja o eixo da ação pastoral”.

O Presidente da Comissão para a Animação Missionária declarou que é preciso apoiar e incentivar a formação de novos missionários. Exemplificou este fato apontando o que diz as Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2015-2019 que sugere ‘formar missionários onde estão’: na universidade, na comunidade, no trabalho, entre outros espaços.

Destacando a espiritualidade do missionário, Dom Esmeraldo lembrou aos seminaristas que, pelo batismo, todo cristão é chamado a seguir Jesus como discípulo-missionário e, no caso dos padres, como missionário-presbítero.
 

O bispo enfatizou ações fundamentais para que o agir missionário seja realizado com êxito: “Despojamento – entrar realidade do mundo para conhecer. O centro da missão é o amor. Foi a missão que me ajudou a descobrir por onde a ação de Deus vai passando”. Ainda neste aspecto, o prelado afirmou que a chave de leitura para a atualidade é compreender a expressão “Igreja em saída que vai tocar as feridas do Cristo Vivo nas pessoas” e completou: “este é um momento bonito na Igreja”.

Dom Esmeraldo concluiu a palestra recomendando ações que ele mesmo pratica no cotidiano de sua ação pastoral: “Diante das inúmeras situações, devemos estar atento a vida das pessoas e perguntar: ‘que realidade é essa?’, o que o Evangelho diz? Depois rezar e agir a partir disso” finalizou.
 

Em Viamão, Dom Esmeraldo também gravou mensagem para o povo da Arquidiocese de Porto Alegre, por ocasião da Campanha Missionária 2015 que ocorre durante o mês de outubro com o tema: “Missão é Servir” e com o lema: “Quem quiser ser o primeiro, seja o servo de todos” (Mc 10,44). A mensagem será divulgada nos próximos dias.

Nenhum comentário: