segunda-feira, 3 de abril de 2017

Meditação: uma maneira de libertar Deus no mundo


Extraído de THE HEART OF CREATION: Meditation: a way of setting God free in the world de John Main OSB (Norwich: Canterbury, 2007), pgs. 10, 11.
A meditação e a constante volta a ela, todos os dias de nossa vida, se assemelha a abrir caminho em direção à realidade. Uma vez que conheçamos nosso lugar, começamos a ver todas as coisas sob uma nova luz, porque nos tornamos quem realmente somos. E, ao nos tornarmos quem somos, podemos ver todas as coisas como elas são e, assim, começar a ver todos os outros como são. . . Através da prática e, a partir da experiência, aprendemos como estar enraizados em nosso ser essencial. Aprendemos que estar enraizados em nosso ser essencial é estar enraizado em Deus, o autor e o princípio de toda realidade. E, não é pouca coisa, essa entrada na realidade, tornarmo-nos o que é real, tornarmo-nos o que somos, porque nessa experiência somos libertados de todas as imagens que constantemente nos assolam. Não precisamos ser nenhuma das imagens que outros fazem de nós, mas, simplesmente a pessoa real que somos. […] A meditação é exigente. Precisamos aprender a meditar quer estejamos dispostos ou não, quer esteja chovendo ou nevando, ou que o sol esteja brilhando. . .ou quaisquer que tenham sido as experiências do dia. Na visão cristã da meditação, a perspectiva que ganhamos pelas palavras de Jesus, desccobrimos a realidade do grande paradoxo que ele ensina: se queremos nos encontrar, devemos estar preparados para nos perder. Isso é precisamente o que fazemos quando meditamos. Nos encontramos porque estamos preparados a abrir mão de nós mesmos, a nos lançarmos nas profundezas, as profundezas de Deus. […]
Reflita sobre as seguintes palavras da primeira epístola de S. João acerca de tua jornada de vida: “Aqui está a mensagem que ouvimos dele e transmitimosa ti: Deus é luz e nele não há quaisquer trevas”. (1Jo 1, 1-5) Somos chamados a adentrar essa luz e, assim, deixar para trás todas as trevas. E, o caminho para essa luz é o caminho da humildade no silêncio; o caminho do mantra.


















Medite por Trinta Minutos

Lembre-se: Sente-se. Sente-se imóvel e, com a coluna ereta. Feche levemente os olhos. Sente-se relaxada(o), mas, atenta(o). Em silêncio, interiormente, comece a repetir uma única palavra. Recomendamos a palavra-oração "Maranatha". Recite-a em quatro silabas de igual duração. Ouça-a à medida que a pronuncia, suavemente mas continuamente. Não pense, nem imagine nada, nem de ordem espiritual, nem de qualquer outra ordem. Pensamentos e imagens provavelmente afluirão, mas, deixe-os passar. Simplesmente, continue a voltar sua atenção, com humildade e simplicidade, à fiel repetição de sua palavra, do início ao fim de sua meditação.


Nenhum comentário: