Com o tema “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”, o Papa Francisco convocou o Sínodo (reunião extraordinária dos Bispos em Roma) que começou em outubro de 2021 e se estenderá até outubro de 2023.
A grande novidade deste Sínodo é que o Papa deseja escutar todas as pessoas do mundo inteiro, tanto as que fazem parte da Igreja Católica quanto aquelas que não participam da Igreja Católica ou não aderem a religião alguma.
O desejo do Papa Francisco é que a Igreja “escute” o que o Espírito Santo aponta através das pessoas e aprenda a “caminhar junto” (sinodalidade) com a humanidade, atenta às alegrias e aos sofrimentos do tempo presente e marcando presença amorosa nestas realidades.
Na Arquidiocese de Mariana já foi iniciado o processo de escuta atenta e respeitosa nas Paróquias e em alguns setores da Sociedade, como também na Capelania da UFV. Participe clicando em uma das opções abaixo.
O que é Sínodo
A sinodalidade designa, antes de mais, o estilo peculiar que qualifica a vida e a missão da Igreja, exprimindo a sua natureza como Povo de Deus que caminha em conjunto e se reúne em assembleia, convocado pelo Senhor Jesus na força do Espírito Santo para anunciar o Evangelho. Ela deve exprimir-se no modo ordinário de viver e de agir da Igreja.
Neste sentido, a sinodalidade permite que todo o Povo de Deus caminhe em conjunto, escutando o Espírito Santo e a Palavra de Deus, para participar na missão da Igreja na comunhão que Cristo estabelece entre nós. Em última análise, este caminho a percorrer juntos é a forma mais eficaz de manifestar e pôr em prática a natureza da Igreja como Povo peregrino e missionário de Deus (DP 1).
Objetivo do Sínodo
A sinodalidade não é tanto um acontecimento ou um slogan, mas um estilo e uma forma de ser pela qual a Igreja vive a sua missão no mundo. A missão da Igreja exige que todo o Povo de Deus esteja num caminho em conjunto, com cada membro a desempenhar o seu papel crucial, unidos uns aos outros. Uma Igreja sinodal caminha em comunhão para prosseguir uma missão comum através da participação de cada um dos seus membros.
O objetivo deste Processo Sinodal não é proporcionar uma experiência temporária ou única de sinodalidade, mas proporcionar uma oportunidade para todo o Povo de Deus discernir em conjunto como progredir no caminho para ser uma Igreja mais sinodal a longo prazo.
O objetivo do atual Sínodo é escutar, com todo o Povo de Deus, o que o Espírito Santo está a dizer à Igreja. Fazemos isso escutando juntos a Palavra de Deus na Sagrada Escritura e na Tradição viva da Igreja e, depois, escutando-nos uns aos outros e, especialmente, aos que estão à margem, discernindo os sinais dos tempos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário