quinta-feira, 18 de julho de 2024

BUONGIORNO TORINO - 17/07 - TERCEIRO DIA | ENCONTRO INTERNACIONAL DAS EQ...


Lágrimas no Encontro! Sim, nesta quarta-feira, centenas e centenas, talvez milhares de participantes do 13º Encontro Internacional das ENS foram às lágrimas! Foi durante o testemunho de um casal equipista da Ucrânia, Viktoryia e Dmytro Demediuk - eles não puderam comparecer, porque não conseguiram sair do país, e mandaram um vídeo com seu testemunho. Foi super-emocionante ouvir aqueles irmãos nos contarem o quanto sofrem na situação atual do país. Sua cidade foi bombardeada logo no início da guerra "não acreditávamos que isso pudesse acontecer no século XXI”, disse o casal. Rezavam todos os dias para saber o que fazer. Ficar? fugir? Em uma Eucaristia acharam a solução: “Ficar! O Senhor nos protegeria!”. Uma irmã dele, que morava em Kiev, decidiu ir para a casa de sua mãe, foi uma viagem atribulada, perigosa - eles rezavam o terço ininterruptamente, até que ela chegou ao destino. Milhares de crianças perderam seus pais, milhares de mulheres nunca mais verão seus maridos. "É muito difícil ouvir seu filho mais novinho perguntar "papai, por que querem me matar?”

As Equipes continuam em suas atividades, ajudando os que tanto sofrem - realizando a ajuda mútua. Fazem Retiros, reuniões, na medida do possível, e até uma Equipe nova está sendo pilotada. O Senhor faz maravilhas! Terminaram com uma expressão dramática em rostos tristes: "Criar os filhos entre bombardeamentos, não é facil”. Além das lágrimas emocionadas daquela assembleia, ganharam os mais prolongados aplausos até hoje, com todos de pé!

O tema deste terceiro dia do Encontro foi Iluminação, sendo a iluminação que recebemos na Escuta da Palavra o grande destaque, como na reflexão diária de Marina Marcolini, no início nos trabalhos. O clip sobre a Reunião de Equipe abordou a Coparticipação (ou Pôr em Comum).

A grande palestra da manhã foi da brasileira Maria Clara Lucchetti com o tema "Escutar a palavra para iluminar o caminho”, que se concentrou na interpretação da palavra de Jesus aos discípulos de Emaús. A professora Maria Clara, referência mundial em Teologia, não pode comparecer por um problema de saúde, e enviou sua conferência em vídeo. Foi um momento de altíssima formação, analisando desde a força que impeliu Abraão a deixar sua casa, justo a Palavra de Deus. "A Palavra é veículo de salvação", disse.

Outro Testemunho foi do casal Flavienne e Jean-Pierre Mba-Alloumba, que relatou sobre gravíssimo problema de saúde dele e de um filho, onde a solução veio, com oração. Inclusive ao Padre Caffarel, e ajuda de outras pessoas, via Eucaristia. "A adversidade é uma oportunidade para melhor ouvirmos a palavra de Deus”, disse o casal.

Ao final da manhã foi celebrada a Santa Missa, organizada pela SR Estados Unidos. À tarde metade dos inscritos visitaram a Colle de Don Bosco, um complexo extraordinário de duas basílicas, museu, e muito espaço, dedicado ao grande apóstolo da educação para os jovens.
À noite, nos hotéis, foram realizadas as reuniões de Equipes Mistas.

Nenhum comentário: