terça-feira, 12 de junho de 2012

Concílio Vaticano II e o Padre Henri Caffarel


Com a convocação do Concílio Vaticano pelo Beato João XXIII em 1959, Pe. Caffarel foi nomeado membro da Comissão Pontifícia para o Apostolado dos Leigos. Neste serviço ele teve a oportunidade de explanar a toda a Igreja sobre a espiritualidade conjugal, o amor humano e o matrimônio.
Diante dos problemas a cerca o matrimônio, da vida conjugal e familiar, Pe. Caffarel teve sua voz e opiniões ouvidas no Concílio Vaticano II que afirmou que para resguardar a o casal cristão deve-se ter esforço pastoral, aprofundamento doutrinal e a Igreja ser a educadora espiritual dos casais católicos.
Estimuladas pelo amor dos papas e ministros da Igreja as ENS deseja ser um acontecimento de serviço à santidade do matrimônio e uma reparação dos pecados que se comete contra ele, como disse o papa João XXIII em maio de 1959.
A Igreja nasceu da partilha da missão de Cristo com os apóstolos (Lc 5, 1-110, do Mistério Pascal do Cristo e do derramamento do Espírito como evento salvífico na vida da comunidade nos Pentecostes relatados nos Atos dos Apóstolos. Nasceu da fonte da vida e está viva porque seu Esposo, Jesus Cristo, está vivo. Mesmo diante da realidade do pecado ela se mantêm viva pela graça de Deus, voltando-se para Cristo.
Os casais santos são sinais de vitalidade e santidade da Igreja. Por isso, anunciar o Evangelho do Matrimônio é a missão consciente das ENS, pois elas nasceram para evangelizar os casais diante de seus acertos e fraquezas. Sua missão é estimular o amor circulante entre Cristo e a Igreja, na entrega da vida mesmo em momentos doloridos.
A Igreja precisa ser um sinal eficaz: ser sinal do amor, produzir amor e dar amor. De tal forma que, vendo-nos, possam ver o amor invisível, possam experimentar o que é o amor e possam descobrir a vocação de amar. A Igreja é fiel em sua missão em cada pessoa que ama, em cada casal, em cada equipe.

FONTE:
FORMAÇÃO, PARA AMAR E SERVIR COMO JESUS


(Resumo: Pe. José Ailton Teixeira - Conselheiro Regional das ENS)


Equipes de Nossa Senhora – 2011

Nenhum comentário: