quarta-feira, 26 de abril de 2017

O OLHAR do padre Caffarel



O Padre Caffarel é um homem escondido. Voluntariamente escondido, pois o apóstolo retira-se sempre diante daquele que anuncia e prega. Só Deus fica, ele desaparece. De tal modo o Padre Caffarel entendeu isto que quis que o seu enterro se fizesse na mais completa discrição. No entanto, ao ouvir testemunhos da sua vida, sobretudo ao ler os seus escritos... progressivamente aparece a sua personalidade.
O Padre Caffarel era um homem de pequena estatura. Não tinha nada da imponente estatura de um herói que fascinasse as multidões. O seu nariz e as suas orelhas eram notáveis. Pequeno, magro, todo ele debruçado interiormente para alguma coisa que o habita e da qual não quer deixar-se distrair, a sua frágil silhueta devia parecer banal. Exceto o olhar. Tudo está no seu olhar. E todos foram cativados. Todos perceberam naquele olhar pousado neles uma procura: “Que há em vós? Como viveis com o Senhor? Que procurais no fundo do vosso coração?” Padre Caffarel não procurava ler o fundo das almas de maneira indiscreta! Mas qualquer pessoa era única diante dele, única também a sua relação com Deus.
Para entendermos esta atitude, há que voltar ao encontro decisivo da sua vida. “Aos 20 anos, Jesus Cristo, de repente, tornou-se alguém para mim. Mas não foi nada de espetacular. Nesse longínquo dia de março, fiquei sabendo que era amado e que amava, e que, daí em diante, a minha relação com Ele seria para toda a vida. Tudo estava jogado” (citado por Jean Allemand, Henri Caffarel, um homem arrebatado por Deus. Lucerna, Estoril 2007, p. 18). Um encontro assim, aparentemente tão simples, orienta e constrói toda uma vida. Foi olhado com amor por Jesus Cristo. Então ele olha cada pessoa com esta interrogação: “Com você, como é que foi? Como é que Ele o olhou?” Mais! Ele queria comunicar a sua luz a todos aqueles que encontrava. O seu olhar penetrante, como descrevem tantas testemunhas, refletia essa paixão que o Senhor tinha acendido nele: paixão por Deus, paixão pelos outros... para que também eles descobrissem que são amados e que amam.

fonte artigo : A presença do Padre Caffarel
Padre Paul-Dominique Marcovits, o.p.- Postulador
Roma, 27 Janeiro 2009
artigo completo na no site das ENS http://www.ens.org.br/site/?secao=86


Nós apoiamos a causa de beatificação do padre Henri Caffarel!
alexandre

Nenhum comentário: