sexta-feira, 11 de março de 2011

Soluções para as mudanças climáticas

Vendo os desastres climáticos que estão ocorrendo em todo o mundo, percebemos como é importante a CF 2011 - FRATERNIDADE E A VIDA NO PLANETA. O que podemos fazer? O que o ESPÍRITO SANTO NOS ILUMINA?

Soluções para as mudanças climáticas


É verdade que não podemos interromper os efeitos das emissões já feitas de gases de efeito estufa. Mas nós podemos influenciar o futuro.



Cientistas alertam que, para evitarmos mudanças radicais de temperatura, é preciso agir agora.



Muitos acreditam que as emissões, que continuam a aumentar, precisam começar a diminuir nos próximos anos para evitar mudanças extremas no nosso clima.



O gás carbônico é um dos principais gases causadores do efeito estufa. Toda vez que ele é liberado na atmosfera em grandes quantidades, contribui para o aquecimento do planeta. Quando nós evitamos que esse gás seja emitido em excesso, ajudamos a reduzir esse risco.

A boa notícia é que há diversas maneiras de reduzir as emissões de gás carbônico.

Algumas delas são: diminuir o desmatamento, incentivar o uso de energias renováveis – como a energia dos ventos e do Sol –, reciclar o lixo, melhorar o transporte público e estimular o uso de combustíveis limpos – como o álcool e o biodiesel.

Mas combater as mudanças climáticas não significa apenas reduzir as emissões de gás carbônico. É preciso também encontrar maneiras de retirar o excesso desse gás da atmosfera, o que os cientistas chamam de seqüestro de carbono.

As plantas e as algas, quando fazem a fotossíntese, retiram naturalmente carbono da atmosfera. É por isso que o reflorestamento, a criação de reservas naturais e a recuperação de áreas degradadas são consideradas boas medidas de seqüestro de carbono.

Além das ações de contenção às mudanças climáticas, chamadas de ações de mitigação, é preciso também nos prepararmos melhor para os impactos que já estão por vir, através de medidas de adaptação.

Nesse caso, também há diversas possibilidades: o uso de técnicas de conservação e de estoque de água, evitando-se ao máximo o desperdício, a proteção do solo por meio da plantação de árvores, o deslocamento de populações situadas em locais vulneráveis para locais seguros, o maior controle e acompanhamento de doenças sensíveis ao clima e a diminuição da dependência de combustíveis fósseis.

Esses são apenas alguns exemplos de medidas que podem ajudar na mitigação e na adaptação às mudanças climáticas. No entanto, para serem colocadas em prática, uma série de fatores precisa ser levada em consideração.
Cada nação precisa decidir quais as metas mais eficazes e viáveis para combater e se prevenir contra os impactos das mudanças climáticas, levando em consideração sua situação econômica, localização e outros fatores relevantes. O mais importante é agir rápido!

Um comentário:

vanessa araujo disse...

devemos ajudar o nosso planeta...........