segunda-feira, 21 de maio de 2012

Ousar o Evangelho é ir além do programado!

Rezemos pelo encontro que se aproxima!

VIGÍLIA DE ORAÇÃO     MARÇO 2012

Meus caríssimos irmãos e amigos! Mais uma noite de bênçãos vindo ao nosso encontro. A generosidade de Deus é tão grande que nem permite cair no esquecimento.

O mês de Março nos obriga olhar para a grande figura do Pai adotivo de Jesus e Esposo da Mãe de Jesus, a Virgem Maria, o glorioso SÂO JOSÉ. O primeiro pensamento que nos vem, pensando em sua figura, é o “valor de sua vida normal, sem nada de extraordinário”.

Numa sociedade em que os homens buscam as aparências e lutam para construir-se uma imagem, José chama atenção, porque ele está longe deste perigo e desta tentativa que esvazia o homem antes de preencher e realizar. O homem precisa criar sua imagem sobre a verdade. Só a verdade é educativa. José, sendo tão extraordinário, nada tem de extraordinário que chame a atenção. Aos olhos dos homens era apenas “um carpinteiro”, o esposo de Maria.

O extraordinário nele foi o dom e a capacidade de transformar em extraordinário o ordinário da vida. É este o milagre da fé e da maturidade humana. Saber ser grande sem fazer nada de grande, ser extraordinário sem fazer coisas extraordinárias. O extraordinário só acontece no coração.

São José foi um homem de sonhos que se tornaram realidade porque foram fecundados por Deus. José foi um homem de fé, um homem que acreditou na palavra de Deus,sempre cheia de surpresas. Quem acredita acolhe também as surpresas. Deus está presente e ativo na vida dos que creem. Para quem crê, Deus se faz sentir e mostra que a fé torna possível qualquer sonho. Acreditar é agir, mas conscientes que o autor e realizador dos nossos projetos é somente Deus. Ele apenas se serve de nós, como instrumentos e nada mais que instrumentos. O homem se realiza de verdade e plenamente quando encontra a vocação, o caminho para a sua santificação, o projeto de Deus para a sua vida. Sua realização esta em assumir com coragem e com esforço o chamado de Deus. São Jose assumiu sua vocação: ser Esposo de Maria, a Mãe de Jesus. Uma vocação cheia de exigências que exigiu dele um grande empenho, muitas renúncias e muita fé. José foi um homem muito corajoso. Quem não é corajoso não cresce muito no caminho da perfeição. A fé exige coragem. É coragem que Deus pede aos que chama para uma missão. Sua missão foi exigente. Mas José bem podia dizer o que afirmou São Paulo: “Sei em quem confiei”. Estejamos atentos e meditemos a vida deste grande homem que se tornou grande permanecendo pequeno, humilde. Um como os demais, mas tão diferente dos demais! As ENS, a Igreja, a Região, o Setor e a Equipe precisam de pessoas como São José. Ele é imitável porque não exige nada de extraordinário. O estraordinario está no coração de cada um!

Boa Vigília

Com carinho ENS

Pe. Avelino Pertile - OCD



"Ousar o Evangelho é ir além do programado! Ousar o Evangelho é acolher o inesperado"!



Nenhum comentário: