terça-feira, 26 de junho de 2012

Juntos rumo a Brasília! Faltam 25 dias!

Impressionante como  relendo um artigo, percebemos novas riquezas.
um abraço fraterno
alexandre panerai



Com este artigo concluímos a nossa viagem pelo tempo para recordar todos os Encontros Internacionais que o Movimento viveu.
O último Encontro, o décimo, foi o de Lourdes, que se realizou de 16 a 21 de setembro de 2006, com cerca de 8.000 participantes.
Pode ver-se que o tema deste Encontro – “ENS - Comunidades vivas de casais, reflexo do amor de Cristo” – retomou a mesma linha de compromisso missionário de que decorre a vocação do nosso Movimento. Este é um aspecto que nunca podemos perder de vista: as equipes são verdadeiras e autênticas células da Igreja de Deus.
A pequena comunidade que cada equipe constitui contém elementos capazes de transformar os limites e os problemas de cada pessoa e de cada casal em novas oportunidades, inéditas e desconhecidas, numa caminhada harmoniosa que vai do ideal à realidade concreta, porque se trata de uma comunidade de fé reunida, como Igreja, em torno de Jesus. Equipes que vivem a sua fé na pequena história de cada membro e na grande História da humanidade. Mas também uma comunidade que ama, que está atenta às necessidades dos outros. Um amor que não ignora os erros e as fraquezas, mas que está sempre pronto a perdoar, a compreender. Um amor à procura do indefinido e do infinito. Um amor que procura a verdade do coração. Um amor que se entrega com confiança aos desígnios de Deus Pai. Só assim poderemos ser reflexo do amor de Deus.
E eis que chega o próximo Encontro Internacional, entregue à responsabilidade das equipes do Brasil, em julho de 2012.
Não sabemos em qual das três etapas de que falamos podemos colocar este próximo Encontro. Muito provavelmente, vai inaugurar uma etapa nova!
Podemos concluir o nosso percurso lembrando que: 

· Pela primeira vez, após 10 encontros, o Movimento vai sair da Europa para se encontrar no Brasil, país muito amado pelo Pe. Caffarel e que foi o primeiro a acolher a sua mensagem. Esta escolha querida por todos os responsáveis das Regiões e Super-Regiões, durante o Encontro de Roma 2009, e plenamente partilhado pela ERI, é uma escolha forte que, apesar de todas as dificuldades que implica, exprime o sentimento geral de que o Movimento das Equipes de Nossa Senhora só será verdadeiramente internacional a partir do momento em que tiver havido um encontro fora da Europa. A mudança de continente será radical: significará uma mudança de hábitos, um desenraizamento, um contato com realidades que não são conhecidas, sobretudo dos europeus e dos de outras partes do mundo, senão por ouvir dizer. Temos aqui uma grande expectativa que nos implica a todos e que compete ao Brasil transformar em realidade. O Brasil é hoje a maior Super-Região do mundo, tanto em número de casais como em número de equipes. O dinamismo, a fidelidade aos ensinamentos do Pe. Caffarel, a maneira de estar alegre e descontraída dos nossos irmãos brasileiros são para todos nós um presente precioso. No momento atual em que só se ouve falar de problemas, de dificuldades, de dúvidas, de cansaços, todos nós queremos ser contagiados por essa alegria, todos nós desejamos ir, ver e viver, porque o Brasil tem esse poder de atração. Estamos a crer que se espera que o Brasil renove o fogo do entusiasmo dos equipistas do mundo inteiro para a vida do Movimento. 
O tema escolhido, o verbo escolhido – ousar – exprime esse desejo de voltarmos a pôr-nos em ação fazendo da escolha das Equipes de Nossa Senhora uma escolha forte e significativa, um leitmotiv capaz de acompanhar a nossa vida.
· Em Brasília não haverá uma catedral que nos possa acolher a todos; de fato, a catedral tem capacidade para cerca de mil pessoas, e nós seremos muitos mais. Mas um encontro não tem necessariamente de se realizar num lugar sagrado, porque o lugar sagrado é aquele em que os equipistas se encontram reunidos em nome de Jesus.
Estamos certos de que em Brasília, ainda que não estejamos num santuário, como de costume, seremos capazes de viver este Encontro com o mesmo espírito de peregrinação, de fé e de espiritualidade que até agora tem caracterizado cada Encontro Internacional das Equipes.
· Antes de terminar, queremos manifestar os nossos agradecimentos à Cida e ao Raimundo Araújo, casal Super-Região Brasil, que nos acolherão, e ao casal Graça e Roberto Rocha, que, com grande generosidade e espírito de serviço, aceitou e tomou sobre si a importância fundamental de ser o coordenador geral deste 11º Encontro. E não podemos esquecer todos os casais brasileiros – e são muitos – que, ao longo destes últimos três anos, se dedicaram inteiramente à realização deste acontecimento.
· Gostaríamos de terminar consagrando este próximo Encontro e colocando-o nos braços maternais de Maria, Nossa Senhora. Fazemo-lo através desta oração, composta por um Conselheiro Espiritual, Mons. Ricardo Dias Neto, já falecido. Este padre não participou em nenhum dos 10 Encontros Internacionais, mas pareceu-nos que esta oração exprime tudo o que temos no coração enquanto esperamos este Encontro.
ERI
 Carta Mensal - Abril 2012

Ave Maria das Equipes de Nossa Senhora

Ave Maria, Mãe de bondade, vela pelas famílias
Dá-lhes graça e proteção, a tua caridade, a paz e a esperança
Que elas sejam neste mundo exemplos de humildade.
Mãe, nós amamos-te, tu és o nosso modelo
Mãe, as equipes só querem imitar-te
Faz com que cada uma seja perfeita na unidade.
Protege o Movimento que todos os dias cresce
Que ele não conheça as trevas, pois é o teu olhar que o guia
Que ele saiba ser Igreja e luz no mundo
E forme a imensa multidão de todos os que caminham para Deus Pai.

Nenhum comentário: