terça-feira, 31 de julho de 2012

Cantando o glória 22 de Julho de 2012 - XI EI das ENS



Bom Dia! Todos os dias do encontro começavam com a leitura do evangelho do Bom Samaritano. E a meditação de quem é o meu próximo, fica nos interrogando.........
O vídeo acima é de equipistas franceses, podemos sentir e reviver alguns momentos maravilhosos.
até amanhã.
alexandre

22/07/2012 - 08:30:00 - Porquê a parábola do Bom Samaritano? (Carlo e Maria Volpini)







Caríssimos equipistas de todo o mundo,

Dizemos de “todo o mundo” pois queremos dirigirmo-nos não apenas a vós que estais aqui presentes, mas também a todos aqueles que nos seguem e que pensam em nós nos seus países e em suas casas, a todos aqueles que desejariam estar aqui presentes mas que por diferentes razões não puderam realizar o seu desejo. E também a todos os outros que poderão seguir com menos entusiamo este acontecimento, que porventura não se lembram aquilo que ocorre aqui em Brasília… Sim, queremos lembrar-nos de todos os que fazem parte das Equipas de Nossa Senhora.

 


Nós eo casal Rondineli e esposa (ENS CE)
Depois da bela e intensa cerimónia que vivemos ontem à noite, queremos mais uma vez desejar as boas vindas e dentro de alguns minutos, tentar partilhar o conteúdo deste Encontro: não propriamente o programa que certamente conheceis bem, mas antes as motivações que nos levaram a construir este Encontro com base no Evangelho de São Lucas e na parábola do Bom Samaritano. O Padre Angelo Epis, CE da ERI, propôs-nos esta parábola como fio condutor do nosso Encontro: para si o texto do Evangelho é o culminar de um caminho iniciado há seis anos, desde Lourdes até aqui, é o elo perfeito entre a mensagem final de Lourdes, “Casais reflexo do amor de Cristo” e a mensagem que vos será dada no final destes dias de encontro: “vai e faz o mesmo!”. Trata-se de um extraordinário texto que se for perfeitamente compreendido, vai “obrigar” todos os cristãos a mudar completamente a sua relação com Deus e a sua relação com o próximo: para “ousar” o Evangelho, devemos compreender e aceitar a profundidade da mudança que nos é exigida pelo próprio Jesus, O qual vem até nós como o Samaritano, Jesus que nos pede que sejamos como ele, como o Samaritano, para todos aqueles que encontramos.
Nós e o Cardeal Dom Damaceno



A intenção de Jesus ao dar esta parábola é muito clara: Ele quer que compreendamos quem é o verdadeiro crente e quem é o nosso próximo. O texto todos o conhecemos. No entanto, iremos escutá-lo todos os dias em ordem a que ele possa penetrar fundo nos nossos corações e no nosso pensamento, afim de verdadeiramente transformar as nossas vidas.


22/07/2012 - 10:30:00 - O Bom Samaritano (Timothy RADCLIFFE)


Bom dia! É para mim um grande prazer voltar ao Brasil. Sinto-me muito honrado por ter sido convidado para este encontro das Equipas de Nossa Senhora. Este é o meu primeiro encontro com o vosso Movimento. Quem me dera conhecer-vos melhor, assim como as vossas expectativas e os vossos desafios para ter podido preparar-me melhor. Lembro-me de um dos meus irmãos que deu uma conferência em Chicago. Quando ele se sentou, os aplausos não foram muito entusiásticos. Ele voltou-se para o homem que estava ao seu lado e disse: «Espero que não tenha sido assim tão mau», ao que o homem respondeu: «Ó, a culpa não é sua. A culpa é sobretudo de quem lhe pediu que falasse».


Li muitos dos documentos que prepararam para este encontro e aprendi muito. Vocês estão na linha da frente em algumas questões que são urgentes para toda a Igreja.

A razão de ser do vosso Movimento é «ajudar os casais a descobrir as riquezas do sacramento do matrimónio e a viver uma espiritualidade conjugal» (1). No centro da vossa vocação está a convicção de que o matrimónio é uma maravilhosa vocação cristã e uma parte essencial de qualquer sociedade humana. Mas vocês têm plena consciência de que muita gente considera o casamento difícil. Muitas vezes, é lugar de sofrimento, de incompreensão e até de violência. Além disso, são cada vez mais as pessoas que não se casam. É frequente muitas pessoas viverem juntas e criarem filhos sem sequer pensarem em casamento. Milhões de pessoas são divorciadas e recasadas. Existem também uniões de pessoas do mesmo sexo.

Uma grande questão para muitos de vocês é, pois, como ser fiel ao vosso carisma original e, ao mesmo tempo, encarar a realidade que tantas pessoas vivem. Todos vocês estão comprometidos no matrimónio e, no entanto, todos têm amigos, familiares e talvez filhos cujas vidas seguiram outro rumo. Qual é a vossa missão em relação a eles? Como podem chegar até eles para partilhar o vosso amor pelo matrimónio sem os fazer sentir-se excluídos? Estas são grandes questões para toda a Igreja. E é uma bênção que ousem levantar estas questões de forma explícita. Tenho de ser honesto. Não tenho respostas simples, mas, pelo menos, espero que possamos ter um debate honesto e cheio de esperança. «Veritas», verdade, é a divisa da Ordem dos Dominicanos, e toda a verdade evangélica é cheia de esperança.


Um homem andava a sobrevoar o sul de Inglaterra num balão de ar quente. Tinha-se perdido e não fazia ideia de onde estava. Até que pousou numa árvore. Viu dois homens que passavam e perguntou-lhes: «Ajudem-me! Onde estou?», ao que um deles respondeu: «Está numa árvore». «Você deve ser dominicano!» «Porquê?» «Porque o que disse é verdade mas inútil!».

Pediram-me também que considerasse estas questões à luz da parábola do Bom Samaritano. Isso é um desafio, porque a parábola não toca directamente o divórcio ou o casamento gay! Mas é uma exploração profunda do significado do amor e, assim, pode ajudar-nos na nossa procura de um caminho a seguir.

Conversa

Esta parábola está inserida numa conversa. O doutor da Lei pergunta a Jesus como pode possuir a vida eterna, e Jesus responde-lhe com o mandamento de amar a Deus e o próximo como a si mesmo. O doutor da Lei pergunta então quem é o seu próximo. Jesus conta a história do Bom Samaritano, terminando com outra pergunta: «Qual destes três te parece ter sido o próximo daquele homem que caiu nas mãos dos salteadores?». O doutor da Lei responde, e Jesus replica-lhe: «Vai e faz tu também o mesmo». É uma verdadeira conversa pela qual Jesus ajuda o doutor da Lei a avançar para a verdade.

continua em http://www.brasilia2012.com.br/ens/index-pt.php?page=detalhes-dia-a-dia&id=20

Nenhum comentário: