quarta-feira, 8 de maio de 2013

Scalabrinianos unificam províncias

 
Deixam de existir as províncias São José (Argentina, Chile, Bolívia e Uruguai), São Paulo (Amazonas até Curitiba e Peru) e São Pedro (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e Paraguai) e surge a Região Sul-Americana Nossa Senhora Mãe dos Migrantes. Esta mudança se aplica aos scalabrinianos na América do Sul. Capítulo geral em Portugal, em 2012, já tinha definido a unificação. Na semana passada, o tema voltou a ser analisado na Assembleia Interprovincial dos Padres Scalabrinianos que atuam na área das três províncias, realizada em Guaporé.

Com a presença de mais de 110 sacerdotes – dos 160 da região -, foi definido não apenas o nome, mas também que a sede das províncias unificadas será em Porto Alegre (RS). Mais do que isso: foi elaborado o “diretório”, documento com as diretrizes e os rumos que tomarão os scalabrinianos. Dentro de dois meses deverá ser escolhido o novo superior regional, com mandato de seis anos – período de experiência para avaliar a transformação.

“Desde 2001 caminhamos na direção dessa mudança. Vários fatores contribuíram para essa nova etapa da presença escalabriniana na América do Sul”, afirmou padre Adilson Pedro Busin, atual superior provincial. Um desses deles é o fenômeno migratório; outro, a necessidade de uma resposta conjunta e mais ágil frente à realidade brasileira e sul-americana. Padre Busin relacionou ainda o fato de o Brasil ter se tornado um país de atração de migrantes (do Haiti, da Bolívia, da Colômbia, da África e da Europa). “Precisamos trabalhar em pontos cada vez mais estratégicos, marcar presença mais significativa e pontual”, explica padre Busin, citando fronteiras de países. Isso faz parte de um processo que visa reestruturar posições, o que implicará na entrega de algumas paróquias – não anunciadas.

Por fim, a unificação também leva em conta a formação e a idade dos scalabrinianos da região. “A idade média dos coirmãos religiosos é avançada. Precisamos repensar esta situação”, detalhe o superior provincial. “Virão desafios e novidades pela frente”, ressalta.


A Congregação

A Congregação dos Missionários de São Carlos - Scalabrinianos - é uma comunidade internacional de religiosos, irmãos e sacerdotes, fundada em 28 de novembro de 1887, em Piacenza, Itália, pelo bem-aventurado João Batista Scalabrini. A Congregação é chamada a anunciar a Mensagem de Cristo ao mundo dos migrantes, especialmente os que necessitam de um atendimento pastoral específico. Os escalabrinianos atendem migrantes, no âmbito espiritual e social, em 24 de nações da Ásia, Oceania, Europa, África e Américas.

Fonte correio riograndense

Nenhum comentário: