terça-feira, 6 de agosto de 2013

ANO DA FÉ Arquivos Padre Henri Caffarel


Saber pedir a Fé
O Padre Caffarel convida sempre os casais a retornarem ao Evangelho vivo e criador – seguir Cristo na vida de cada dia, saber pedir a fé – para que se tornem uma “comunidade de fé viva”.
Apresentamos aqui alguns trechos do “Anneau d’Or”, que nos convidam a penetrar no pensamento de Cristo.
------------------------------------------
Anneau d’Or, n. 117-118, 1964.
Palestra “À escuta da Boa Nova” - Excertos
Uma comunidade de fé
Pela fé, o casal, assim como o indivíduo, toma posição em relação a Cristo. É a sua resposta ao chamamento de Deus. A adesão, não apenas da inteligência mas do seu ser inteiro, de toda a sua vida.
Por uma fé viva o casal penetra cada dia, de forma mais profunda, na visão que Cristo tem de Deus, do mundo dos acontecimentos. E também sobre todos os problemas que surgem na vida de cada dia: fecundidade, educação, uso do dinheiro, hospitalidade, convites da Igreja e da cidade... Somente uma meditação do Evangelho, assídua, inteligente, humilde, leal permite entrar no pensamento de Cristo, adquirir a sua mentalidade. É preciso ter coragem, pois o Evangelho assusta; tememos ser desalojados das
nossas posições, da nossa rotina, do nosso relativo conforto intelectual e material.

A mudança de perspectiva, ao ter contato com o Evangelho, é o primeiro resultado; reagir, no decorrer da vida, em conformidade com as normas evangélicas, é a consequência lógica. Tais normas causam com frequência o risco de pôr o casal em dificuldade com os que o cercam, de provocar contradições, oposição ou, pior, sorrisos irónicos. Os sábios ficarão indignados, sábios que poderão ser talvez uma sogra, um irmão, um colega de trabalho... A força do casal estará na certeza de se apoiar na palavra do Senhor.
Essa fé, que leva a ver e agir conforme a perspectiva de Cristo é um rebento, facilmente sufocado, pois a pressão da mentalidade envolvente é muito forte e a “sabedoria do mundo” insidiosa. Só há um meio de bloquear o perigo: um incansável retorno ao Evangelho – seguir Cristo pelo pensamento no Evangelho, para O seguir e observar os seus preceitos nas atividades da vida cotidiana; aceitar reconhecer-se como homem de pouca fé, pedir a fé. Aos poucos, pelo Evangelho, Cristo levará o casal a entrar na sua maneira de ver, desvendar-lhe-á tudo o que sabe sobre o Pai e sobre o seu desígnio de amor para os homens. O casal tornar-se-á uma comunidade de fé viva.
___________________


BOLETIM DE LIGAÇÃO N° 12
Janeiro 2013
ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DO PADRE CAFFAREL
49 RUE DE LA GLACIERE
F-75013 PARIS
www.henri-caffarel.org
DOS
AMIGOS
DO PADRE
CAFFAREL

Nenhum comentário: