terça-feira, 27 de agosto de 2013

O ENTUSIASMO na Tomada de Atitude - APAEX




A palavra vem do grego e significa "ter o espírito de Deus dentro de si".
Isto é, ter a capacidade de criar, de mudar o mundo à sua volta, de fazer o que deve ser feito, de alcançar o sucesso.
Não é a mesma coisa que desejar ou apenas torcer para que algo aconteça.
É fazer as coisas acontecerem!
O mundo de hoje tem tudo para nos desentusiasmar. Não espere que o mundo à sua volta se modifique a ponto de vir a lhe entusiasmar. Isto nunca vai acontecer. É ao contrário que funciona:
- Você é quem deve entusiasmar a si e aos outros à sua volta.
Ser entusiasmado é realizar-se com felicidade.

Lembre-se que a felicidade é um sentimento individual que só existe dentro de quem o sente, só existe no seu pensamento. Não é uma coisa material que possa residir no dinheiro, nas coisas ou nas outras pessoas. É só uma questão de “decidirmos ser felizes”, de “querermos nos sentir felizes”, independente do que os outros pensam ou querem de nós; independente do mun-do à nossa volta, independente da nossa riqueza, pobreza ou mesmo do estado de saúde. E esta é a única grande vocação de todo ser humano.
Para ser feliz a pessoa precisa, basicamente, sentir-se:
 PERTENCIDO, VALORIZADO, AMADO e AUTÔNOMO
E o entusiasmo abre estas quatro portas para nós.

7o Princípio Básico do Amor-Exigente
TOMADA DE ATITUDE

Dicas para entusiasmar-se:
1. Não espere que surjam condições especiais para começar a agir. Esta hora jamais virá. Decida por você e comece já. Use sua autonomia, seu livre arbítrio!

2. Doe-se! Coopere! Melhore o mundo à sua volta e entusiasme as outras pessoas. Não seja egoísta e não se economize. Seja diligente, atuante e afaste a preguiça. Assim você será aceito, valorizado e amado pelas outras pessoas.

3. Afaste-se das pessoas negativas. Daquelas que tem uma nuvem negra sobre si. Se após tentar ajudá-las você vir que não tem jeito, não se deixe contaminar: Deixe-as!

4. Melhore sua Autoconfiança, descubra seus dons, talentos, habilidades, capacidades e os êxitos já alcançados. Todos temos muitos. Cultive passa-tempos laborais, de habilidades.

5. Pare de se criticar! Exclua do seu vocabulário palavras negativas, tais como burro, idiota, inútil, fraco, desajeitado, fracassado, incapaz, abobado, feio, trapalhão, etc.

6. Crie imagens mentais positivas! Veja-se sempre vencendo, conseguindo o que quer, sendo aceito pelos outros, alcançando o sucesso pretendido, sendo amado. Faça isto antes de cada trabalho.

7. Pare de amedrontar-se! Deixe de adivinhar dificuldades e de recear o futuro. Pense na solução desejada ou necessária e não no problema.

8. Elogie-se! Ao avaliar-se, pense que poderia ter sido muito pior. Veja sempre o que melhorou. Veja mais o lado bom do que o ruim.

9. Divirta-se com suas gafes, falhas ou insucessos. Veja o cômico e não o trágico.

10. Seja paciente consigo mesmo, controle a ansiedade, persevere e planeje o próximo passo. Poucos conseguem o que querem na primeira tentativa. Relaxe e não se culpe.

11. Ilumine e areje seus ambientes. Ambientes escuros e fechados nos deprimem. Abra sua mente às novas ideias, considere-as.

12. Cuide e melhore sempre a sua imagem pessoal. Ninguém valoriza quem não se dá valor e não cuida de si próprio e da sua aparência. Use o espelho. Sinta-se bem. Goste de você.

13. Sorria! Seja alegre, principalmente quando está sozinho. Rir é uma terapia séria para estimular as funções do Centro de Recompensa (Satisfação) Cerebral.

14. Sonhe! Transforme seus sonhos em metas e comece a realizá-las.

15. Ouse, e o poder lhe será dado!

Ditado antigo, mas para uma reflexão bem atual:
“Ele não sabia que era impossível. . . Foi lá e fez!” Fonte: Luiz A. Marins Filho.


A P A E X
Ass.Portoalegrense de Amor-Exigente
Av. Borges de Medeiros 453, Conj. 113, Porto Alegre, RS, (51) 3225-2768 www.apaex.com.br  
amorexigente@hotmail.com
Produção: Cláudio N. Lugo baseado nos cursos, palestras e bibliografia oficiais da FEAE mais as fontes citadas.

Nenhum comentário: