quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Papa já tem nome de novo arcebispo para Porto Alegre

O novo arcebispo de Porto Alegre já foi escolhido pelo papa Francisco e deve ser anunciado neste mês. O atual ocupante do cargo, Dadeus Grings, afirma ter recebido dias atrás uma comunicação do Vaticano com o nome do seu sucessor.
A reportagem é de Itamar Melo e publicada pelo jornal Zero Hora, 11-09-2013.
Dadeus mantém em sigilo a identidade do futuro arcebispo, mas revela tratar-se de um dos três nomes indicados por ele em 2011, quando apresentou sua renúncia.
– Algumas coisas são certas: vai ser uma pessoa mais jovem do que eu, vai ser um católico e vai ser um bispo – brincou o religioso, ontem à tarde, em seu gabinete na Cúria.
Tradicionalmente, as nomeações episcopais são feitas às quartas-feiras, em Roma, pelo jornal e pela emissora de rádio do Vaticano. Em tese, poderia acontecer hoje, mas o arcebispo de Porto Alegre garante que a data do anúncio ainda não foi fechada:
– Vão marcar a data comigo, por telefone ou carta, porque quem anuncia aqui sou eu. Vai ser nos próximos dias, neste mês de setembro. Minha ideia é convocar a imprensa uns dois dias antes, para fazer o anúncio e apresentar o novo arcebispo. Acho conveniente que ele esteja em Porto Alegre.
Todos os bispos devem apresentar sua renúncia ao Vaticano quando atingem 75 anos. No caso de Dadeus, isso ocorreu em setembro de 2011. Em média, o processo de escolha e nomeação de um sucessor leva um ano. A demora no caso de Porto Alegre surpreendeu o próprio arcebispo, que já acumula 12 anos na função. No primeiro semestre do ano passado, ele foi informado de que a lista tríplice final já havia sido enviada pela Nunciatura Apostólica à Congregação para os Bispos, no Vaticano. Cabe a essa Congregação analisar nomes, referendá-los e encaminhá-los para a decisão papal. Dadeus acreditava que a definição ocorreria depois das férias de julho e de agosto na Santa Fé. No entanto, em setembro, chegou a sua mesa um convite para participar de um congresso episcopal em Roma, em dezembro. A carta estava assinada pelo prefeito da Congregação para os Bispos:
– Se ele sabia que eu estava saindo, por que me convidou? Concluí que até dezembro não sairia a nomeação.

Francisco aproveitou Jornada no Rio para debater o tema
O problema é que, em fevereiro, o papa Bento XVI anunciou que renunciaria, empurrando mais para a frente a aposentadoria do bispo da Capital.
– Daí caiu tudo por terra. Era preciso esperar pelo novo Papa. Ele foi eleito, mas aí tinha de deixar ele esquentar a cadeira – explica Dadeus.
O arcebispo foi informado, então, que Francisco queria aproveitar a participação na Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, para debater com representantes do episcopado brasileiro a decisão pendente. Foi a partir dessas conversas que ele bateu o martelo. Conforme Dadeus, como o nome do sucessor lhe foi comunicado, isso significa que o futuro arcebispo já recebeu o convite e o aceitou. O arcebispo de saída diz que ainda não fez contato com o substituto. Ele não conta nem mesmo se o sucessor é gaúcho.
Quando o nome for anunciado, Dadeus passará um período como administrador arquidiocesano, até a posse. O recém-nomeado tem dois meses para assumir, para que haja tempo para se desvencilhar de compromissos. O prazo também serve para organizar a cerimônia de posse e convidar os bispos do Estado. Só então Dadeus Grings, 77 anos, estará aposentado.

Nenhum comentário: