sexta-feira, 17 de abril de 2015

Milagres e graças, pela oração do Pe. Caffarel

Carta aos correspondentes
Março de 2015

Milagres e graças 

Caros amigos, Foi transposta uma etapa importante no caminho que levará à beatificação do Pe. Caffarel: o inquérito diocesano terminou no passado dia 18 de Outubro em Paris, e a 10 de Dezembro o dossier foi entregue à Congregação para a Causa dos Santos em Roma. É preciso aguardar o decreto de validade que dirá se o inquérito foi conduzido segundo as regras da Igreja. 

A próxima etapa será a redação da «positio»: a partir do inquérito, mostrar a vida, as virtudes e a santidade do Pe. Henri Caffarel. Este processo é habitualmente longo dada a precisão exigida na descrição da vida do futuro santo. 

Desta vez, temos dois pedidos: 

1. Todos temos de pedir ao Senhor que faça um milagre pela intercessão do seu servo o Pe. Caffarel. – Um milagre é uma cura física, instantânea e definitiva. O milagre é uma «confirmação do céu». Confirma o que a Igreja pretende proclamar: a santidade do servo de Deus, que pode depois ser percebida pelos fiéis como um exemplo. 

– Se, pela oração do Pe. Caffarel, Deus intervém de forma extraordinária na vida de alguém, isso confirma a santidade do Pe. Caffarel. Devemos também pedir ao Senhor graças pela intercessão do Pe. Caffarel. – Com efeito, muita gente pede a um santo que a ajude na multiplicidade dos acontecimentos da sua vida quotidiana. Pede-se com frequência ao Pe. Caffarel que interceda junto do Senhor para problemas de casal, reconciliações… mas também para coisas materiais, físicas…

 – Pedir-lhe que intervenha junto de Deus é mostrar que o Pe. Caffarel está presente na nossa vida quotidiana, que pensamos que a sua ação tão fecunda na terra é também — e mesmo mais — fecunda agora que acreditamos que ele está no céu, na presença de Deus. Agradecemos que nos comuniquem as graças que receberem: elas são sinais da presença do Pe. Caffarel no meio de nós. É no meio dessas graças que um milagre será dado por Deus ao seu povo. 

Que o Senhor nos abençoe a todos! 

Padre Paul-Dominique Marcovits, o.p.

Nenhum comentário: