quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Conhecendo um pouco mais este dois grandes #papas...

 

22 de agosto · Editado · 
"Sou um devoto de São Pio X...". Com estas palavras, o Papa Francisco explicou ao Mons. Lucio Bonora a sua presença entre os fieis, na capela na Basílica de São Pedro onde estão expostas as relíquias do santo do Vêneto.
Na sexta-feira, dia em que a Igreja celebrou a memória do santo, o Papa Bergoglio, após ter celebrado a missa de forma privada, foi até a Basílica de São Pedro rezar diante do túmulo de seu predecessor. Enquanto estava ajoelhado diante do altar, por volta das 7 horas, teve início a missa celebrada por Mons. Bonora, que ao chegar na capela, se deparou com cerca de 50 fieis, entre os quais, o Papa.
Francisco decidiu permanecer e participar da celebração. Levantou-se do banco para receber o abraço da paz e entrou na fila para receber a comunhão, prosseguindo o momento de adoração e ação de graças ajoelhado. "No final o celebrante - escreve o site "La vita del popolo" - convidou os presentes, já em grande número na capela, a confiar a São Pio X todas as necessidades das próprias famílias e da Igreja, e, em particular, a pessoa de seu sucessor, o Papa Francisco.
O Santo Padre, ao final da missa, contou ao Mons. Bonora ter rezado em particular pelos catequistas. De fato, na Argentina, São Pio X, o "Papa do Catecismo" é o padroeiro dos catequistas. O então Arcebispo de Buenos Aires, no dia da festa de São Pio X, encontrava os catequistas da Arquidiocese. "Eu vim para uma oração pessoal - disse o Papa a Mons. Bonora - pois já havia celebrado a missa cedo, mas, vi que vinhas em direção ao altar celebrar e então resolvi ficar... Havia dito a você que sou devoto de São Pio X".
A devoção do Papa Francisco por São Pio X, de fato, é confirmada também por um outro particular: desde o primeiro Natal após a sua eleição, Francisco dispôs que o presépio montado dentro da Basílica de São Pedro não fosse mais na capela dedicada ao Papa Pio X. Uma tradição que, de fato, impedia por meses - entre preparação, montagem e duração do tempo de Natal - os fieis de rezar diante do corpo do santo, que permanecia coberto pela estrutura do presépio. Assim, o presépio foi deslocado um pouco para o lado, no Batistério, deixando o altar de Pio X sempre acessível aos fieis.
Homem do povo, Pio X (no século Giuseppe Melchiorre Sarto) fugia dos formalismos e após ser nomeado canônico de Treviso, nunca fez uso das vestes vermelhas, privilégio dos monsenhores. Os seus velhos paroquianos diziam dele: «El xe vegnuo con la veste sbrisa – el xe partio senza la camisa» ("chegou com as vestes remendadas, partiu sem a camisa").
Eleito Papa em 1903, apenas dois meses após, passou a ensinar o catecismo também como Pontífice, reunindo os fieis romanos no início da tarde de domingo no Pátio da Pigna. Justamente esta sua sensibilidade pastoral fazia dele ser decididamente contrário às longas pregações. Brincando, chegou a dizer que uma homilia que ultrapassasse os dez minutos seria um pecado mortal. Ele também desejou que tivesse fim o costume dos aplausos dirigidos ao Pontífice quando passava pela nave central da Basílica na cadeira gestatória: "Não é justo aplaudir o servo na casa do patrão".
Pio X tinha escrito: "Reprovar muito severamente os erros, condenar com muita veemência os vícios, provoca muitas vezes mais mal do que bem". Apenas eleito, restituiu a preciosa cruz peitoral, para manter a que usava anteriormente e nos primeiros meses de seu pontificado tinha começado uma profunda reforma da Cúria Romana. Ele havia estudado a forma de reduzir significativamente o número de dioceses italianas, inaugurando um estilo mais sóbrio, desejando que também os sacerdotes fossem pastores com um olhar especial voltado para os últimos. Ele apresentou a Eucaristia, não como uma recompensa para aqueles que já são perfeitos, mas um sustento diário para estar mais próximo de Deus. Tinha redimensionado o papel da Secretaria de Estado e queria manter bispos e padres longe da política.

Nenhum comentário: