segunda-feira, 30 de novembro de 2015

EQUIPISTA, Reze e medite com seu celular

A ORAÇÃO VERBALIZADA E OS SMARTPHONES:


A APP PASSO-A-REZAR, UM CASO DE EXCELÊNCIA

POR: JOÃO VAN ZELLER [1]

No segundo trimestre de 2015, o Barómetro de Telecomunicações da Marktest contabilizava em Portugal mais de cinco milhões de pessoas que utilizam o smartphone.
Com impacto para os católicos portugueses, o smartphone tem um aspecto fundamental para a prática religiosa: o da oração, sendo estes os seus pólos de maior interesse:
  • acessibilidade à recitação da oração em qualquer lugar e hora, quer por wifi, quer por 3G ou 4G;
  • interpretação oral da oração com elevada qualidade;
  • tempo pré definido para a oração;
  • estímulo exponencial da capacidade de concentração do utilizador.
O Apostolado da Oração, em Braga, liderado pelo Padre António Valério SJ, obteve assinalável êxito com a implementação da app Passo-a-Rezar, que conta neste momento com cerca de 12.000 pessoas a acederem diariamente à prática da oração pela via digital.
Ao pressionar a app Passo-a-Rezar no smartphone, acede-se às meditações do dia, com uma duração de cerca de dez minutos. É lida uma meditação, uma leitura bíblica (salmo, texto dos Evangelhos, ou das Epístolas), segunda meditação, repetição da leitura do texto bíblico, e meditação final. 
O Passo-a-Rezar, permite escutar essas preces onde quer que nos encontremos, a qualquer hora do dia, do acordar ao adormecer. A utilização dos auriculares, melhora a concentração, torna a prática discreta, e  não invade a tranquilidade de ninguém.
A app Passo-a-Rezar dá também acesso aos Passos Para Mais, com distintos grupos adicionais de orações e meditações: Caminho de Santiago;  Via Sacra com Maria; Retiro do Advento; Passos com Maria; Retiro da Quaresma; Rezar o Meu Dia; Pausas na beleza; Passo-a-Rezar o Terço, com os quatro mistérios; Rezar com o Papa Francisco.
No Passo-a-Rezar o Terço a recitação das Avé Marias por apenas uma voz, é pausada e seguida, e as introduções a cada Mistério, por outra voz, utiliza textos particularmente inspirados, abrindo o caminho à profunda interiorização da oração. 
A app Passo-a-Rezar é gratuita, descarregável no smartphone com grande facilidade, e a sua utilização é intuitiva.

Ler mais: artigo completo (Brotéria).
nota: súmula de um artigo publicado na revista Brotéria de Setembro 2015
[1] Advogado, Empresário

Nenhum comentário: