sexta-feira, 22 de julho de 2016

A quem e para onde nos levam as peregrinações?


Dom Edson Damian, 68, completou o Caminho em junho - AP
22/07/2016 11:43
Cidade do Vaticano (RV) – Como acontece a cada três anos, jovens em várias partes do mundo se mobilizam para participar da Jornada Mundial da Juventude. O evento é um encontro religioso, o maior, reunindo jovens. Em todos os países, paróquias, movimentos, e diferentes realidades da Igreja se organizam para enviar seus representantes. Os próprios peregrinos ajudam na cobertura dos gastos do encontro, comprando ‘pacotes’ de participação, que variam de preço dependendo do tempo de permanência do peregrino, no caso deste ano, em Cracóvia.
Desde o século IX, dezenas ou centenas de milhares de pessoas percorrem todos os anos itinerários espirituais em peregrinação. Um dos percursos mais percorridos na História é o Caminho de Compostela, que vai até a Catedral de Santiago, norte da Espanha. Fiéis, e também muitos não católicos, participam e veneram as relíquias do apóstolo Tiago. A rota medieval tem 700 km e cruza a Espanha de ponta a ponta. Alguns ao chegar, deixam lá suas orações, outros as encontram. Foi o caso do bispo brasileiro Dom Edson Damian, que da diocese indígena de São Gabriel da Cachoeira completou peregrinação. Da Igreja de São Francisco, em Compostela, ele nos traz esta oração:
 
“Ainda que eu tenha percorrido todos os caminhos, cruzado montanhas e vales, desde o Oriente até o Ocidente; se não descobrir a liberdade de seu eu mesmo, não terei chegado a lugar nenhum...
Ainda que tenha repartido todos os meus bens com pessoas de outras línguas e culturas, que tenha feito amizade com peregrinos de muitos países; se eu não for capaz de perdoar amanhã o meu vizinho, não terei chegado a lugar nenhum...
Ainda que tenha carregado minha mochila e esperado por cada peregrino necessitado de alento, ou cedido minha cama a quem chegou depois, e doado minha garrafinha de água em troca de nada; se ao regressar à minha casa ou ao meu trabalho, não for capaz de criar fraternidade e colocar alegria, paz e unidade... não terei chegado a lugar nenhum...
Ainda que tivesse comida e água a cada dia, e desfrutado teto e banho todas as noites, e tivesse minhas feridas bem cuidadas; se não tivesse descoberto em tudo isso o amor de Deus, não terei chegado a lugar nenhum...
Ainda que tenha visto todos os monumentos e contemplado os mais belos pores de sol, ainda que tenha aprendido uma saudação em cada idioma ou saboreado a água limpa em todas as fontes; se não descobrir quem é o autor de tanta beleza gratuita e de tanta paz, não terei chegado a lugar nenhum...
Se a partir de hoje, não sigo andando em teus caminhos, praticando e vivendo de acordo com o que aprendi; se a partir de hoje, não vejo em cada pessoa, amigo e inimigo, um companheiro de caminho; se a partir de hoje, não reconheço Deus, Jesus de Nazaré, como o único Deus de minha vida, não terei chegado a lugar nenhum”. 
(CM)

Nenhum comentário: