sexta-feira, 12 de julho de 2024

Esperança: uma virtude que salva vidas

 


“Para a saúde mental, a esperança faz dar um passo a mais e enfrentar a sensação de angústia sobre algo que se está enfrentando” diz Psicóloga

comshalom

Em um tempo marcado pela pressa, agenda cheia, cobranças e somado aos desdobramentos da pandemia, as pessoas se depararam com a necessidade urgente de cuidar da mente. E quando o assunto é saúde mental, a esperança é uma grande aliada na prevenção, na identificação do grau dos transtornos, bem como um importante auxílio para o tratamento.

O dicionário Oxford define esperança como “sentimento de quem vê como possível a realização daquilo que deseja; confiança em coisa boa; fé” diz ainda que é “expectativa, espera, aguardo”.

Quem espera tem motivo para viver

Ter esperança é motivo para viver, é sentido e razão para continuar. Tal virtude inspira o homem a acreditar em novas possibilidades, a tentar de novo, a persistir. Pode-se dizer que um homem esperançoso é um homem saudável.

A falta dela está ligada a muitos transtornos mentais e acreditar que uma situação difícil e/ou de grande sofrimento passará ajuda o indivíduo a sair da inércia e melhorar os problemas que enfrenta.

“Para a saúde mental, a esperança faz dar um passo a mais e enfrentar a sensação de angústia sobre algo que se está enfrentando e a acreditar que pode surgir algo melhor” pontua Joice Silva, Psicóloga Hospitalar e Clínica, Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental e participante da Obra Shalom em Juiz de Fora-MG.

A esperança, é portanto, essencial para se ter uma mente saudável, é um medidor que ajuda os profissionais a identificarem a melhora de pacientes. Isto porque ela devolve o desejo de viver, faz o indivíduo se mover, dá espaço para o recomeço, mostra que a vida pode pulsar de novo. A esperança salva vidas, e por isso a importância de promovê-la.

Joice completa: “A esperança é um sentimento encorajador, surge do coração, das nossas convicções, da nossa fé. A esperança nos faz acreditar nas pessoas, no futuro, no sentido da vida. É expectativa de melhora diante de situações difíceis”, e por isso, importante para a mente e a vida do homem.

A esperança Cristã

O Catecismo da Igreja Católica ensina que a esperança é uma virtude teologal (fundamentada em Deus) que anima e caracteriza a ação moral do cristão. Através dela o homem deseja a felicidade da vida eterna e coloca sua confiança em Deus, autor das promessas, para Nele esperar o socorro da graça do Espírito Santo.

Diante das realidades exigentes da vida, das dores, fragilidades e também das aspirações mais puras do coração humano essa virtude é alento porque o revigora.

 “A virtude da esperança responde à aspiração de felicidade colocada por Deus no coração de todo homem; …, protege contra o desânimo, dá alento em todo esmorecimento” (CIC, 1818)

Youcat (Catecismo Jovem) em seu artigo 308 ensina que “A esperança significa confiar naquilo que Deus nos prometeu pela Criação, pelos Profetas e em especial por Jesus Cristo, mesmo que ainda não o consigamos ver. Para que possamos esperar pacientemente o que é verdadeiro, foi-nos dado o Espírito Santo de Deus.”

Esperar significa crer na aventura do amor, ter confiança nas pessoas, dar o salto no incerto e abandonar-se a Deus totalmente, diz Santo Agostinho, Doutor da Igreja.

Tal afirmação ecoa no que diz a Palavra de Deus no livro dos Hebreus: 

“Continuemos a afirmar nossa esperança, porque é fiel quem fez a promessa”. Hb 10,23

Leia mais | Para saber mais sobre a Esperança Cristã leia a Encíclica SPE SALVI

Elisângela Assis – Núcleo de Jornalismo SH
Comunidade de Aliança Shalom

Nenhum comentário: