sexta-feira, 28 de março de 2008

PROTAGONISMO DO LEIGO NA IGREJA


(Palestra proferida por Maria Clemene e Afonso Buss - CRR/SC – Fone/fax 048-334-8901 – abuss@fastlane.com.br)

"Esta é a nossa tarefa: fazer com que a verdade sobre Cristo e a verdade fundamental sobre o homem penetrem ainda mais profundamente em todos os segmentos da sociedade e a transformem". (João Paulo II)

Somos convidados, e esta é a proposta de Cristo para nós, de vivenciarmos, em sua plenitude, as Bodas de Caná. Somos Igreja, e ser Igreja é trabalhar na vinha do Senhor, é ser membro vivo da videira que é Cristo, é ser um sujeito ativo na missão da salvação.

Ser Igreja viva é a proposta do Movimento das Equipes de Nossa Senhora para nós, equipistas. Sem abrir mão do carisma fundador, o Movimento nos propõe que sejamos protagonistas da história.

Qual é essa proposta?

A de nos chamar a uma atitude mais concreta para com o nosso compromisso que sempre tivemos, como batizados, casados e com uma graça especial de sermos equipistas: o nosso compromisso com a missão. "A fé sem obras é morta" (Ti 2,17). A fé supõe o comprometer-se concretizado em nossa missão.

Fundamentos da missão

Somos convocados à missão por decorrência da eclesiolidade do Movimento das Equipes de Nossa Senhora. Façamos uma comparação de nosso Movimento com as primeiras comunidades cristãs, conforme Atos 2,42.

At 42a: "Eles se mostravam assíduos ao ensinamento dos apóstolos..."

Como equipistas, através da Escuta da Palavra e da Meditação, também nós buscamos essa assiduidade aos ensinamentos de Cristo.

At 42b: "...à comunhão fraterna..."

Nas Equipes, procuramos vivenciar, em casal, a Oração Conjugal e o Dever de Sentar-se. Mas, a proposta do Movimento vai além: ela nos convida à fraternidade para com todos, a hospitalidade não reduzida à simples visitas e à comunhão de bens, o que equivale a dizer: a solidariedade com os mais necessitados.

At 42c: "...à fração do pão..."

Fração do pão é a terminologia paulina que retrata a Eucaristia. Nas Equipes somos chamados a irmos além, isto é, a participarmos mais amiúde da vida eucarística, em equipe e em comunidade, assumindo para valer o nosso compromisso para com o próximo. Aqui encontramos um bom assunto para a nossa Regra de Vida.

At 42d: "...e às orações".

A oração é a nossa força. Orar é o nosso compromisso cristão e equipista.

Para ler o restante clique no título!

Nenhum comentário: