segunda-feira, 5 de maio de 2008

Dentro do esquema? Beatificação do padre Caffarel


Estimados amigos estamos há uma semana da comemoração dos 58 anos das equipes no Brasil.
Oportunidade para voltarmos os nossos olhares para o longínquo 13 de maio de 1950. Nessa data, os casais Atienza e Domingos, Áurea e Andreotti, Cecília e Pedro Santoro, Mercedes e Alberto Cruz, Nancy e Pedro Moncau, e Sally e Arthur Vol­pi reuniram-se pela primeira vez, em São Paulo, dando início ao movimento das ENS no País. O SCE desta primeira equipe foi o Padre Oscar Melanson.
Essa primeira equipe abriu-nos a perspectiva da espiritualidade conjugal e de uma longa história de serviços aos casais e à Igreja.
Muito obrigado a estes casais, que foram corajosos e profetas.
alexandre da alana


Dentro do esquema?

A acolhida no Brasil à proposi­tura da canonização do Pe. Caffarel suscita questionamentos:
Não em relação à sua santidade, ou sua qualidade de profeta que dignificou o amor humano e entusias­mou os esposos a desvendar e viver as riquezas do sacramento do Matrimônio, cuja nova compreensão difundiu vinte anos antes de o Concílio Vaticano II ensiná-la. Não por sua vida animada pelo Espírito, manifestada no amor ao próximo e na fidelidade à Igreja. Não pela sua disponibilidade e humildade, quando disse: vamos descobrir juntos”.
O questionamento se refere ao reduzido número de equipistas brasileiros que se inscreveram na Causa da Beatificação do Pe. Caffarel. A pergunta que se faz é: Tomamos consciência de que a canonização é um dom de Deus, para o bem dos casais e da Igreja?
Sabemos que o reconhecimento oficial da santidade de vida do Pe. Caffarel será bênção para os casais cristãos e uma confirmação teológica da espiritualidade conjugal na vivência do sacramento do Matrimônio, como um caminho para Deus. Será que estamos alinhados e atentos à motivação de uma vida que teve o objetivo de levar o Cristo a cada lar?
Para ele não se tratava de fornecer idéias às pessoas, mas de levá-las a viver em Cristo. O que ele suscitou para o Movimento a ele sobrevive, pois veio de Deus.
É atual o questionamento feito pelo Pe. Caffarel no editorial da Carta Mensal de dezembro/1948:
Por que entrei nas Equipes? Para tomar ou para dar? Se vocês responderem: Queremos participar da grande tarefa empreendida pelas ENS, instaurar o reino de Cristo nos lares, fazer com que a santidade crie raízes em pleno mundo moderno e não seja privilégio único dos monges, formar bons operários da cidade, sólidos apóstolos de Cristo, então vocês estão dentro do esquema. A sua equipe será útil a todas as demais”.
O Movimento se preocupa com a ausência de entusiasmo pela Causa da Beatificação do nosso fundador! Certamente não se trata de comodismo, desinteresse ou desconhecimento das obras e das graças recebidas. Os frutos colhidos ao vivenciar os meios propostos pelas ENS para a busca de santidade, com certeza, são suficientemente motivadores.
Renovamos, pois, o apelo da Associação dos Amigos do Pe. Caffarel ao engajamento nesta Causa: fazer a oração pela sua beatificação diariamente, informar as graças recebidas e inscrever-se como membros da Associação. No Brasil há apenas 352 inscritos, quando, entre casais equipistas e conselheiros, somamos quase 20 mil.
Ketty e Alexandre
Casal Representante da Associação na SR Brasil

fonte: carta mensal- maio 2008

Um comentário:

ENS-Lagos disse...

Precisamos motivar, ainda mais, os casais equipistas, a começar pelos membros das nossas equipes, a aderirem à causa da Beatificação. Infelizmente ainda existem casais que não perceberam o quanto será importante este acontecimento para as ENS.