sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Ser pai é mais do que parece...

Amigos achei este artigo fantástico! Dedico a todos os pais, junto com um forte abraço e as bençãos de Deus!
Feliz Dia dos Pais!!

alexandre





Ser Pai
Oswaldo dos Santos Araujo





Ser pai é mais do que parece...
Esta é quase que uma estréia escrevendo artigos, mas como amanhã é dia dos pais, vou começar por aqui. Tenho certeza que meus filhos vão se lembrar disso com carinho quando eles também tiverem seus filhos. E também pelo motivo da importância que o tema ganha nos dias de hoje.

Ser pai é mais do que gerar um filho, mais do que transmitir seus genes para a posteridade, antes é uma missão, a missão de ensinar seus filhos a serem melhores, e melhores que nós mesmos. Fazer um mundo melhor, mais humano, mais justo. Cada atitude é mais do que um simples falar, é uma lição de vida, de carinho e de amor.







Ser pai começa antes de gerarmos um filho, é uma vocação que nasce conosco, nas atitudes da vida inteira construimos ser pai, e o pai pode ser até quem não é pai, propriamente dito. Tem pai que é pai por criar os filhos dos outros ou cuidar de uma comunidade como um verdadeiro pai. Quem tem a vocação de pai, pode ser padre, pode não ser pai natural, mas ele será pai, alguns vão adotar filhos, outros vão orientar outros e quem não o fizer, vai negar a si mesmo. Quem tiver esta vocação e deixa-la crescer dentro de si, vai ser pai de uma maneira ou de outra.


Ser pai é um compromisso, que nasce na promessa do casamento, na promessa de educar um filho na fé. Como é bonito ver quem se deu o direito e assumiu o dever de ser pai. Compromisso que nunca mais o vai deixar, nem de dia e nem de noite, dele depende a vida de outro, um ser tão indefeso e dependente que ninguém mais pode fazer mais por ele.








Ser pai é dar muito valor à mãe dos seus filhos, não poderíamos ser pais sem as mães, a mãe é tão importante que Deus quando trouxe o seu próprio Filho, pediu a ajuda de uma mulher para poder gera-lo. É lembrar de suas dores e seu esforço durante nove meses e importante lembrar seu amor pelos filhos, seu cuidado constante sobre os filhos, que não descansa dia e noite.

Ser pai é ser um exemplo, dar limites claros aos filhos, ser em tudo, mais em atitudes e gestos do que em palavras. Saber que se dizemos não para um filho é para educa-lo, para torna-lo melhor, é dizer um não com amor e quando dizemos sim mostramos o caminho a seguir. Um sim pode custar mais para nós em esforço e em sacrifício que um não.


Ser pai é ser a favor da vida, ter coragem e esperança acima do pessimismo, da cultura que nos empurra para nossas carreiras profissionais, para sermos egoístas e considerarmos filhos com um estorvo, e é ainda sobretudo deixar a vida brotar em nós. É ser absolutamente contra o aborto, que nada mais é do que o assassinato de inocentes, apesar de tanta gente que se intitula religioso, mas é contra a vida. É deixar o egoísmo e continuarmos a criação de Deus sem querermos controla-las por meio da ciência, que tem muitos e muitos métodos anticoncepcionais artificiais, alguns abortivos e que ainda promovem a falsa visão de que são infalíveis e completamente seguros e alguns que ainda prometem evitar doenças. A consequência é a morte e invalidez de mulheres pelo uso de anticoncepcionais que as vezes causam AVC's, a ainda a disseminação das DST's como a AIDS.


Ser pai é estar presente, ser presente, custe o que custar: dinheiro, esforço, tempo. Não interessa como, precisamos participar da vida dos filhos, sem isto é impossível ser pai. Estar lá quando necessário é o mais importante para os filhos, é assim que eles sabem que nós os amamos. É não deixar que nada neste mundo possa nos separar.Ser pai é melhor na família. Ser pai é melhor sendo fiel. Ser pai é melhor quando tem pai, mãe e família, harmonia, união e amor.

Ser pai é melhor com amor antes, durante e depois. Ser pai é uma graça de Deus, um presente de Deus, não tem nada igual, é a maior aventura da minha vida, o maior empreendimento, a maior responsabilidade e a maior alegria. É o que desejo aos meus melhores amigos.

Aos nossos pais que nos permitiram colher onde não semeamos, nosso agradecimento, lembrança e amor. Ao meu pai, meus avôs, meu sogro meu especial obrigado, seus exemplos e histórias nos ajudaram a ser o que somos. E a eles meu maior presente seja que espelhando-me em suas histórias, experiências, acertos e equívocos, mantenho o compromisso que no fundo todo mundo quer, ser ainda melhor que eles, por incrível que pareça.





Oswaldo dos Santos Araujo, 37, é analista de sistemas e empresário. É casado e pai de dois filhos. Participa da Paróquia Salette desde 1982 quando participou da Comunidade de Jovens, depois trabalhou na Pastoral do Crisma, Grupos de Oração e no Ministério de Música Juventude Cristã. Atualmente participa da Pastoral Familiar, PASCOM da Região Santana e coordena o GIS (Grupo Internet Salette).

Nenhum comentário: