sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Nossa senhora de Guadalupe







Nossa Senhora de Guadalupe é a Padroeira de toda a América Latina, afinal foi através de sua aparição e seus Milagres que os nativos Mayas e Astecas aderiram a fé Católica e até hoje mantém nosso continente na vanguarda do Catolicismo mundial.



Palavras de Maria ao Índio Juan Diego:
Filhinho Meu,
És muito Pequenino:
Não te aflijas por nada!
Acaso não estás em meu colo?
Acaso não estou Eu aquí,
que sou tua mãe?




Amigos e amigas,Como é maravilhoso contemplar a obra que Deus faz na vida das pessoas que se deixam conduzir pelo Espírito Santo ! Maria é o maior e mais perfeito exemplo e por isso é chamada de Bendita entre todas as mulheres!Que Deus te abençoe !

quer saber mais sobre Nsa Guadalupe?
clique http://oepnet.sites.uol.com.br/nossasenhora.htm


Os símbolos

Os antigos povos indígenas do México transmitiam a memória de sua história de geração em geração por meio de poemas e cantos, que ao ser transmitidos por meio de figuras e símbolos em papel ou peles, formavam os chamados códices.

A imagem está cheia de símbolos (a maneira de códices), de modo que os habitantes destas terras pudessem entender facilmente a mensagem.

Para que possamos entender, pela nossa visão moderna, a profundidade da mensagem contida na imagem de Guadalupe, é necessário conhecer o significado básico dos símbolos presentes na santa imagem segundo a culturas indígenas que lá viviam:

Cinto - Marca a gravidez da virgem, que se constata pela forma aumentada do abdómen, onde se destaca uma maior proeminência vertical que transversal.. O cinto se localiza em cima do ventre. Cai em dois extremos trapezoidais que na cultura Náhuatl representa o fim de um ciclo e o nascimento de outro. Na imagem simboliza que com Jesus Cristo se inicia uma nova era tanto para o velho como para o novo mundo.

Lua - A Virgem de Guadalupe está pisando no meio da lua; e não é casual que as raízes da palavra México em Náuhatl é "Metz-xic-co" que significa " no centro da lua". Também é símbolo de fecundidade, nascimento e vida.

Flor - A flor de quatro pétalas, a "Nahui Ollín" é o símbolo principal na imagem. É o símbolo máximo na cultura náuhatl e representa a presença de Deus, a plenitude, o centro do espaço e do tempo. A imagem representa a Virgem de Guadalupe como a Mãe de Deus e a flor marca o lugar onde se encontra Nosso Senhor Jesus em seu ventre.

Anjo - Um anjo está aos pés da imagem. As asas são como de águia, assimétricas e muito coloridas. Os tons são parecidos com os do pássaro mexicano "tzinitzcan" que Juan Diego avistou anunciando a "aparição" da Virgem de Guadalupe.

Raios - A Virgem está rodeada de raios dourados que formam um halo luminoso.Mensagem: ela é a Mãe da luz, do Sol, do Deus verdadeiro.

Cabelos - Tem o cabelo solto, que entre os astecas é sinal de virgindade. É virgem e mãe.

Seu rosto é moreno, ovalado e em atitude de profunda oração, refletindo amor e ternura.

Suas mãos estão juntas em sinal de recolhimento e oração. A direita é mais branca e a esquerda é mais morena, podendo significar a união das raças.

Mais símbolos - Os indígenas eram homens religiosos por excelência e sempre estavam atentos a sinais que entendiam como mensagens de Deus. 12 de dezembro de 1531, dia da formação da imagem no manto de Juan Diego, se reuniram quatro grande símbolos:

Cometa Halley - Solstício de Inverno

Conjunção Sol-Vênus - Tanto Vênus ( Quetzalcoátl ) como o Sol ( Tonatiuh ) eram símbolos de Deus.Na conjunção Sol-Vênus que se deu nesse dia, podia observar uma plenitude de simbolismo divino.

O retorno de Vênus - O planeta Vênus somente a cada 8 anos retorna junto com o Sol. Os indígenas interpretam como o retorno de "Quetzalcoátl", o "Deus-homem", representado por Vênus.


Nenhum comentário: