quinta-feira, 10 de setembro de 2020

Padre Caffarel e a Santidade, SANTO UM APAIXONADO POR CRISTO!!

Caros amigos, Uma equipe está trabalhando com generosidade e dedicação no apoio à “causa de canonização do Padre Caffarel”. Estamos falando, portanto, da santidade do Padre Caffarel. Este editorial nos dá a oportunidade de reler o que o Padre Caffarel escrevia sobre o sentido da palavra “santidade” (em Orar 15 dias): “A santidade, quer dizer o que? Não uma definição abstrata. Mas um convite para vermos os modelos. E entre esses, São Paulo. Logo percebemos que o santo é um apaixonado pelo Cristo.
Em todas as páginas das cartas do Apóstolo, refulge seu amos ardente por aquele que o conquistou em dura batalha.Com efeito, um dia Cristo lhe apareceu. (2Cor 15,8), ele o viu (1Cor 9,1). Desde então, sua vida é radicalmente transformada. “Todas as coisas que para mim eram vantagens, considero-as, por causa de Cristo, como lixo, para ganhar a Cristo” (Fl 3,7). O amor pelo Senhor o atormenta (2Cor 5,4) e tem certeza de que nada poderá separá-lo dele (Rm 8, 35-37). Não teme sequer a própria fraqueza; nem ela poderá separá-lo de seu Mestre: “De bom grado me gloriarei das minhas fraquezas, para que a força de Cristo habite em mim.(...) Quando estou fraco é que sou forte” (2Cor 12, 9-10). Sua união com Cristo chega até a identificação: “Com Cristo, fui pregado na Cruz. Eu vivo, mas não eu: é Cristo que vive em mim” (Gl 2, 19-20). Assim é a santidade cristã: um amor, este amor por Cristo que devora o coração de Paulo.” O Padre Caffarel era um apaixonado por São Paulo e ele também nos convidava a imitá-lo. Ele era impressionado pelo apego indefectível do Apóstolo ao Cristo. O que o Padre Caffarel gostava nas Cartas de São Paulo, era o eco que nelas encontrava de suas profundas convicções: o essencial é buscar a Cristo. Ele quer fazer de nós uns “sequiosos de Deus”. “O casal de vocês dará testemunho de Deus de forma ainda mais explícita se for a união de dois ‘sequiosos de Deus’,conforme a admirável expressão dos Salmos. Dois sequiosos cuja inteligência e coração são ávidos de conhecer, de encontrar Deus. Apaixonados por Deus, impacientes por estarem unidos a ele” O que poderíamos acrescentar?
autores Maria-Carla e Carlo Volpini
Boletim 3- Carta dos Amigos do Pe. Caffarel

Nenhum comentário: