quinta-feira, 29 de abril de 2010

A mulher curvada




Confira: Lucas 13:10-17
"Uma mulher havia 18 anos que estava curvada. Tinha um espírito do mal, mas ela mesmo curvada ia à sinagoga para escutar a Palavra Deus."

Quantas vezes homens e mulheres vão à missa todo domingo? Quantos destes homens e mulheres são puros? Quantos de nós escutamos a Palavra de Deus? E quantos são curvos? Quantos se confessam comigo e dizem: "Eu não agüento mais!"

Um dia desses, um jovem me disse: "Padre, eu leio a Bíblia e vou à Santa Missa, mas parece que não estou progredindo." Quantas vezes vocês vão à Missa e chegam em casa brigando? Reclamando dos pequenos detalhes?

Que sentimentos tinha essa mulher que ficou curvada por 18 anos? O que pensava em seu coração? Muitas vezes, sem perceber, vamos curvados para servir a Deus, experimentando ver somente o chão, ou seja, olhando só para nós mesmos.

Muitos estão com a alma curvada, mas não são capazes de reconhecer a graça de Deus. Não se dão conta de ver quem está ao lado, não podem ver, pois estão fechados.



Nós não podemos pensar na Igreja como um único modo de viver, isto é, estaria "curvado" se pensasse que o único modo de ser Igreja é cuidar dos pobres, por exemplo. Eu cuido dos pobres, a Canção Nova cuida de telecomunicações. Cada um com seu carisma diferente.

Filhos, precisamos estar abertos a celebrar uma missa em latim ou debaixo da ponte com prostitutas e traficantes. Se estamos fechados a esta realidade, estamos curvados.

As pessoas e até mesmo a "Mulher Curvada" ficavam presas apenas à idade da sua doença. Quantos ficam presos às suas doenças espirituais e físicas e esquecem de agradecer a Deus? Você tem muitos motivos para louvar a Deus! Como por exemplo, pelas árvores que nos dão sombra, mas, as pessoas não sabem agradecer pela sombra, e sim reclamar pelo sol.

Encontrei um velhinho, em um supermercado, debaixo do lixo, depois de muita insistência consegui levá-lo para minha casa. Ele se encontrava triste e abatido, mas à medida que nós o amávamos, lentamente, foi se reerguendo e, depois de algum tempo, aquele velhinho era a alegria da casa dos idosos.

Naquela época, as mulheres não podiam entrar na sinagoga, mas Jesus indo contra a Lei do Sábado e contra todos os homens que lá estavam, chamou aquela mulher, e ela teve a coragem de se levantar. Depois de 18 anos, Jesus a faz levantar com seu toque.

Hoje, Jesus está levando você a se recordar de tudo o que na sua vida está curvado. Fale com Jesus da sua realidade. Jesus o toca, para que você possa contemplar o rosto de Deus, porque não dá mais para olhar somente “para o seu próprio umbigo”.

Neste momento, Jesus diz: "Mulher, homem, jovem, você está livre da sua doença, do seu ser curvado, coragem!" Jesus quer realizar maravilhas em você! E como a mulher se reergueu, erga-te agora e glorifique a Deus.

--------------------------------------------------------------

Padre Antonello Cadeddu
Comunidade Aliança de Misericórdia

Nenhum comentário: