quinta-feira, 13 de maio de 2010

60 anos das ENS no Brasil - VAMOS CELEBRAR!

Obrigado Senhor por todos aqueles que constroem este movimento e a sua Igreja!
alexandre


No próximo ano, em 2010, estaremos comemorando os 60 anos das Equipes de Nossa Senhora no Brasil. A data de 13 de maio não deverá passar despercebida por nenhum equipista por este Brasil afora. Ao contrário, deveremos agendar este dia para rendermos graças a Deus pelo nosso Santo Movimento. Assim também o fizemos em datas anteriores. Lembramos aqui algumas efemérides alusivas ao aniversário das Equipes.
“Em maio de 1980, reunidos em peregrinação no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, no Estado de São Paulo, 1.000 pessoas entre casais e vários sacerdotes apresentam a Deus, em nome das Equipes de Nossa Senhora, uma sincera ação de graças pelos 30 anos de sua existência no Brasil e por tudo o que por meio delas têm recebido[1]”.
A estes casais juntaram-se, na manhã do dia 13, 3.149 jovens, filhos de equipistas, acompanhados por nove casais quatro palestrantes e um sacerdote vindo de vários pontos do país.
O Casal Moncau, que lançou a semente em terras brasileiras, sempre pediu que, por meio de nossas orações, lembrássemos desta semente lançada: “E que suas equipes lembrem-se em suas orações que, em terra brasileira, a semente vai ser lançada[2]”, pedia Pedro Moncau a Padre Caffarel em carta de fevereiro de 1950, às vésperas do lançamento da primeira equipe no Brasil.
Em 13 de maio de 2000, em sessão solene realizada no Santuário Nacional de Aparecida[3], o Movimento comemorava numa festa jubilar os seus 50 anos de existência em nossas terras. Era o Jubileu de Ouro das Equipes no Brasil. O nosso país comemorava 500 anos. A Rede Vida de Televisão deu importante cobertura das comemorações. Nos programas televisivos, víamos a presença de Dona Nancy, que estava lançando o seu livro “... Ensaios...” e do Casal Responsável pela Super-Região Sílvia e Chico. As rádios, revistas, jornais e folhetins também divulgaram a passagem natalícia das Equipes. A Equipe brasileira mais antiga estava presente. Por todo o Brasil equipistas e conselheiros prestaram homenagens às ENS. Dona Nancy, no lançamento de seu livro, iniciava sua fala de agradecimento dizendo: “Vocês não podem calcular a emoção que hoje enche o meu coração. Como poderemos retribuir ao Senhor todos os benefícios que Ele nos fez?”.
Diante de mais de 3.000 participantes, Sílvia e Chico exortavam: “Não podemos repousar, muito menos dormir sobre os louros das vitórias. Festejar o jubileu de ouro das ENS é renovar o entusiasmo para seguir aceitando os novos desafios... A vida implica aceitar riscos. A fé também implica riscos. Que Maria nos ajude a não temê-los, que nos ajude a enfrentá-los. Que, sobretudo nos ensine que, na combinação desses dois riscos, da vida e da fé, encontra-se Deus, em quem podemos confiar para cumprir a nossa missão”.
Em 13 de maio de 2010, estaremos comemorando 60 anos das Equipes de Nossa Senhora no Brasil. O que fazer? Que Nossa Senhora nos ilumine.

JUSSARA E DANIEL (Casal Comunicação Externa)


[1] MONCAU, Nancy Cajado. Equipes de Nossa Senhora no Brasil: ensaio sobre seu histórico. São Paulo: Nova Bandeira Produções Editoriais, 2000. Pág.22.
[2] Obra citada. Página 25.
[3] Cf. Carta Mensal n. 356 de agosto de 2000, páginas 17 a 29.

Nenhum comentário: