segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Padre Caffarel: SE CRISTO VIVE EM VÓS, A SUA PRESENÇA É ORANTE.



Pois para Cristo, viver é rezar. Juntai-vos a Ele, apanhai-O, apropriai-vos da Sua oração. Ou antes – pois os termos que acabo de usar põem um acento excessivo sobre a vossa própria capacidade – deixai esta oração apanhar-vos, invadir-vos, elevar-vos e levar-vos para o Pai. Não vos prometo que O consigais perceber; peço-vos apenas que acrediteis nisso e que durante a oração Lhe deis, Lhe renoveis a vossa plena adesão.

Cedei-Lhe o lugar, por completo. Que a oração possa apoderar-se de todas as fibras do vosso ser, como o fogo penetra a madeira e a torna incandescente.

Rezar é acolher favoravelmente o pedido que Cristo nos dirige e satisfazê-lo: “Cede-me a tua inteligência, o teu coração, todo o teu ser, tudo o que na tua pessoa é susceptível de se tornar oração, a fim de que Eu possa fazer brotar de ti o grande louvor do Pai. Terei Eu vindo para outra coisa senão para acender o fogo sobre a terra, para que ele se comunique do próximo ao próximo, transformando todas as árvores da floresta em tochas vivas? Esse fogo é a Minha oração. Consente no fogo”.

Cristo está tão presente na criança batizada como no grande místico. Mas a vida de Cristo num e noutro não se encontra no mesmo estado de desenvolvimento. Se na alma do pequeno batizado vibra já a oração de Cristo, ela de fato encontra-se aí em embrião, um embrião de fogo. É ao longo da existência, na exata medida da nossa cooperação, que Ele (a vida de Cristo) se intensifica e pouco a pouco toma posse de todo o nosso ser.

A nossa cooperação, essa consiste primeiramente em aderir com o mais profundo do nosso querer à oração de Cristo em nós. A nossa cooperação consiste ainda em procurar com toda a nossa inteligência em que consiste a oração de Cristo em nós, nas suas grandes vertentes: o louvor, a ação de graças, o oferecimento, a intercessão….a fim de as assumir mais perfeitamente.

(Henri Caffarel - Profeta do Sacramento do Matrimónio)
Fonte: Adoração Eucarística em preparação ao XI Encontro Internacional das ENS
Super Região Portugal

Nenhum comentário: