quarta-feira, 16 de maio de 2012

A salvação do casal e da família está no diálogo.

- Tornar-se Evangelho vivido



O problema de como organizar a própria vida em coerência com o Evangelho é sobretudo um problema de escolhas pessoais. Os esposos, inseridos nessa comunidade primordial que é a família, no respeito pela liberdade dos seus membros, devem interrogar-se: "Que devemos fazer? Que marcas, que estilos devemos dar à nossa vida em casa e também fora dela?". Quando aceita e partilha os deveres religiosos de todas as famílias cristãs - rezar, ir à missa, sentir-se inserida no caminho formativo da comunidade - a família "cristã" escolhe e vive uma marca que deve, a pouco e pouco, vir a caracterizar a vida quotidiana em todas as suas expressões: tanto no seio da família como fora. Esta escolha, iluminada pela fé e pelo diálogo quotidiano com Deus, deveria criar uma marca original nas relações entre os esposos, com os filhos, com a comunidade eclesial e civil. A relação com os bens materiais, com o dinheiro, com o tempo, com os compromissos da vida quotidiana, deveria também mudar de forma gradual.

- Com um estilo de casal cristão

O estilo não é uma máscara que o casal deva assumir para ser coerente com a própria inspiração evangélica. É antes o fruto de uma transformação gradual que nasce quase espontaneamente da experiência de se sentirem amados por Deus e da consciência de que o amor mútuo entre os esposos, para com os filhos e todos os outros se deixa transformar por esta experiência. O estilo de vida do casal cristão é o resultado de uma síntese original entre interioridade e corporeidade, é a expressão da sua identidade que nasce como fruto da procura, da conquista, de contínuas superações; é uma "roupa" que é tecida com a paciência do diálogo, com a procura de soluções para os problemas, que passa também por conflitos dolorosos, por provocações, e que evolui através de escolhas amadurecidas e às vezes sofridas. O modo de viver de uma família cristã, como diz Santo Agostinho, "torna-se um cântico novo... Aquele que sabe amar a vida nova sabe também cantar um cântico novo...".
Uma família que traz em si mesma, no seu estilo de vida, a marca de uma relação com o Senhor Jesus e o seu Evangelho é um "cântico novo", uma sinfonia que acende a esperança.

Mais que as denúncias e as proclamações para combater as contradições e os desafios de tantos modelos e estilos de vida, aparentemente de família, pelo sacramento do matrimónio, a família "cristã" acolhe o dom do Espírito Santo, capaz de transformar o amor conjugal e de o abrir às exigências mais radicais e mais importantes.

- O "tesouro" das equipes: a espiritualidade. Mesmo que a família não possa realizar serviços específicos na comunidade, é importante que responda à tarefa essencial do serviço, que é ser testemunhas do amor verdadeiro, que é fidelidade, paciência, perdão, serviço... numa palavra, vida de comunhão.

Dom Tonino Bello, Bispo de Molfetta, exprimia assim o sentido da família como riqueza na vida da Igreja: "A família foi pensada por Deus como uma imagem da Trindade... não como uma imagem neutra para ser enquadrada num álbum de fotografias, mas como uma imagem provocadora. Uma imagem que provoca os homens à paz, à convivência, às diferenças... a família filial periférica da Santíssima Trindade: laboratório que produz as mesmas experiências de comunhão..., porque é ícone da Trindade, a família deve tornar-se lugar onde se experimentam as relações e, portanto, onde se recuperam os significados".

* espiritualidade do diálogo: (Dever de se sentar). A salvação do casal e da família está no diálogo. Escrevia o cardeal Tettamanzi: "O diálogo é a urgência do nosso tempo... basta olhar a trama de solidões e de sofrimentos, de medos e de hostilidades, que rasgam a carne viva (da cidade), reduzindo a trama urbana a arquipélago de pequenas ilhas que, muitas vezes, não comunicam entre si".

Um diálogo não só "exterior" mas também "interior e espiritual". O espaço da relação consigo próprio. O diálogo com os outros. E com Deus. Cristo, "bússola" do homem sábio, ofereceu-se-nos como admirável exemplo do homem em diálogo "com Deus e com os homens". "No encontro com uma pessoa e com o seu mistério, a linguagem dos factos já não basta. Temos também necessidade daquilo a que chamamos a linguagem do coração... Gostaria de exprimir uma certeza: o diálogo é possível tanto entre as linguagens como entre as culturas e as religiões". "O diálogo como semente, como fermento, é agora indispensável se se quiser sobreviver num tempo dilacerado pelas antipatias ou, pior ainda, pelo ódio" (C.M. Martini).

Se o diálogo é uma necessidade, é também um prazer, um desafio, porque a qualidade da nossa vida depende, numa percentagem elevadíssima, das palavras que dizemos e dos sentimentos com que as manifestamos. Creio ser esta uma tarefa de cada casal, mas deve estender-se às equipas do mundo inteiro.

A FAMÍLIA: ESCOLA DE AMOR
Editorial para a Carta - Março 2012
P. Angelo Epis CE ERI
Excerto da sua intervenção no Colégio de Bogotá 2011
http://www.equipes-notre-dame.com/pt/noticias/correio-da-eri

Nenhum comentário: