terça-feira, 10 de julho de 2012

Encontro Internacional das Equipas de Nossa Senhora marca entrada de casal português para a coordenação geral do movimento


Sociedade: Casais cristãos apostam no «testemunho para contrariar ataques à família»

D.R.Lisboa, 10 jul 2012 (Ecclesia) – Cerca de 8 mil cristãos de mais de 50 países, incluindo Portugal, vão reunir no final deste mês no Brasil para abordarem o futuro da família, durante o 11.º Encontro Internacional das Equipas de Nossa Senhora.

Em entrevista concedida à Agência ECCLESIA, Isabel e Paulo Amaral, casal responsável pelo Setor Supra Regional do movimento em Portugal, destacam a importância do evento para ajudar a “formar” casais capazes de anunciar “os valores estruturantes da família cristã” a uma sociedade cada vez mais secularizada.

“O testemunho é a principal arma para contrariar os ataques à família”, sublinha Paulo Amaral, referindo-se a problemas como a “desagregação” dos laços familiares tradicionais, “o casamento entre pessoas do mesmo sexo” e “o aborto”, que hoje “são assuntos transversais a quase todas as sociedades”.

“A maior parte dos membros do movimento estão envolvidos nestas questões com dinâmicas muito concretas, que procuram mostrar aos outros que o caminho do sacramento do matrimónio, das famílias unidas e felizes, é o rumo certo”, salienta o equipista.

Com o tema “Ousar o Evangelho”, o 11.º Encontro Internacional das Equipas de Nossa Senhora (ENS) vai decorrer entre 21 e 26 de julho, na cidade de Brasília.

A edição 2012 tem como grande destaque a entrada em funções de um casal português, Maria Berta e José Moura Soares, à frente da Equipa Responsável Internacional (ERI) do movimento, para os próximos seis anos.

Isabel Amaral encara esta nomeação como um “reconhecimento pelo contributo que os casais portugueses têm dado na equipa internacional do movimento, ao longo do tempo”.

Mostra-se ainda confiante de que “a Tó e o Zé Moura Soares”, como são conhecidos entre os equipistas, vão ajudar a “impulsionar” os objetivos dos casais cristãos, através do seu “exemplo de testemunho e de dádiva aos outros”.

De Portugal vão seguir quatro bispos, D. Manuel Clemente (Porto), D. Virgílio Antunes (Coimbra), D. António Francisco dos Santos (Aveiro) e D. Joaquim Mendes (Lisboa), englobados numa comitiva composta por cerca de duzentos elementos.

O contingente nacional vai incluir ainda 78 elementos dos países lusófonos de língua oficial portuguesa, que vão viajar para Brasília acompanhados pelos bispos D. Ildo Fortes, de Cabo Verde, e D. António Jaca, de Angola.

Pela primeira vez desde que começou a ser realizado, em 1954, o encontro internacional dos “casais de Nossa Senhora” vai sair do espaço europeu, para acompanhar mais de perto a realidade dos agregados familiares da América do Sul.

Por outro lado, vai também ao encontro de um país (Brasil) que é atualmente o território mais profícuo das ENS, com cerca de 16 mil casais equipistas.

As Equipas de Casais de Nossa Senhora são um movimento de espiritualidade conjugal lançado há 73 anos em França, pelo padre Henri Caffarel, com o intuito de ajudar os casais a viverem plenamente o sacramento do matrimónio.

Os encontros internacionais realizam-se ultimamente de seis em seis anos e pretendem ajudar os equipistas a reforçarem a sua vivência espiritual e a responderem aos desafios do mundo, em casa, no trabalho e no contacto com a comunidade.


JCP

Nenhum comentário: