quarta-feira, 11 de julho de 2012

Cabo Verde segue para o Encontro Internacional das Equipas de Nossa Senhora (ENS)


FAMÍLIA: Brasília acolhe encontro das Equipas de Nossa Senhora

Os encontros internacionais realizam-se a cada seis anos. É a primeira vez que as Equipas de Nossa Senhora reúnem-se fora da Europa. Cerca de 8 mil Equipistas vão encontrar-se no Brasil, com Cabo Verde presente.

Conforme informação chegada à nossa Redacção, de Cabo Verde segue para o Encontro Internacional das Equipas de Nossa Senhora (ENS) o casal Fátima e Adriano Almeida, responsável pelo Movimento nas duas Dioceses do País, e o Bispo Ildo Fortes, Conselheiro Espiritual das Equipas no território nacional.

Dom Ildo Fortes que comanda a Diocese do Mindelo é o principal impulsionador das ENS em Cabo Verde, trazendo o Movimento para São Vicente ainda quando era sacerdote. Do Mindelo (com três Equipas), este movimento de casais foi se alargando pelas ilhas, tendo já sido organizados três Equipas na ilha do Sal e seis na Cidade a Praia.

O casal Almeida e o Bispo de Mindelo representam o País neste Encontro Internacional aprazado para decorrer entre os dias 21 e 26 de Julho, na Cidade brasileira de Brasília, na presença de cerca de 8 mil Equipistas.
Encontros do tipo já foram realizados em Lourdes, Roma, Fátima e em Santiago de Compostela. O Brasil é o primeiro país fora da Europa a receber tão importante encontro que acontece a cada seis anos.

Objectivo das ENS

Definido como um Movimento de espiritualidade conjugal, o objectivo das ENS é ajudar os casais a viver, plenamente, o Sacramento do Matrimónio. As ENS funcionam como uma escola de formação para casais cristãos que estão unidos pelo Matrimónio.
Este Movimento está presente em 70 países, incluindo Cabo Verde e conta com cerca de 120 mil Equipistas.

Cabo Verde integra a Supra Região Portugal das ENS que se faz representar com 272 participantes, dos quais 78 são dos países falantes da língua portuguesa, três de Cabo Verde.

Toda a história desse Movimento começou em 1938, em França, quando o jovem Sacerdote, Henri Caffarel, recebeu a visita de uma senhora que conversou com ele sobre a sua vida espiritual. Daí em diante nascia as ENS num “caminho junto” que ainda hoje se percorre com o amor como norte.

Testemunho
Em Brasília, o casal italiano Maria Carla e Carlo Volpini, actualmente responsável das ENS fará a passagem de testemunho ao casal português Maria Berta e José Moura Soares que vão coordenar o Movimento até 2018.

Nenhum comentário: