terça-feira, 3 de julho de 2012

Por que um encontro internacional das ENS?


Lourdes 2006

Caros amigos, É realmente ainda necessário propor a pergunta sobre a razão de ser de um grande encontro internacional das ENS?
Para os equipistas que participaram de encontros anteriores, a pergunta não é mais necessária. Vamos interrogá-los assim mesmo. Eles podem ser encontrados em nossa própria equipe, ou em nosso setor, perto de nós. Vamos interpelá-los.

"Eu não gosto de grandes grupos. Detesto as multidões. Sofro de agorafobia (medo de estar em lugares amplos, públicos, com muita gente - nota da CM). E, depois, para que tanta despesa?" Mas nós insistimos: "É necessário vocês irem. Temos necessidade de vocês para a animação espiritual no trem que conduzirá os equipistas para Roma, pois nós, com muito pesar, temos que renunciar a participar do encontro pela necessidade de repouso obrigatório devido à gravidez". E eles partiram, muito a contragosto, conforme nos disseram. Depois disto, não faltaram a um encontro sequer, organizando eles mesmos peregrinações e retiros.

Uma tradição - O encontro se tornou uma tradição. A cada 6 anos acontece um encontro internacional para todos os equipistas do mundo: Roma, Lourdes, Fátima, Compostela. Sempre com o mesmo entusiasmo, casais de todos os continentes deixaram seu ninho familiar, os filhos, profissão, compromissos, algum parente doente… Muitas vezes, como diziam nossos amigos, com "sapatos cheios de chumbo"! E retornaram com o coração cheio de alegria, dando graças pelos equipistas que reencontraram, irmãs e irmãos que não falavam a mesma língua, mas dos quais se sentiram tão próximos, conseguindo comunicar-se, apesar de tudo, de coração a coração, por gestos ou por algumas palavras. Nós temos um genro surdo-mudo e podemos afirmar, por experiência própria, que, quando queremos realmente nos comunicar, há sempre um meio de fazê-lo.


Uma grande família internacional - E, depois, não pertencemos nós a uma grande e única família? De Santiago do Chile a Sidney, passando por São Paulo, Varsóvia, Beirute, ou ainda por Yaoundé, os casais vivem os mesmos carismas das Equipes, com a mesma intensidade, as mesmas alegrias, as mesmas dificuldades e aflições. Cada um, portanto, se manifesta com sua própria cultura, sua especificidade, sua inventividade… Que belo presente esta brisa africana nos traz através do testemunho de um casal de Togo, que explica que os esposos que se vestem da mesma forma são sinal da unicidade do casal, da fidelidade conjugal. Ou ainda aquele conselheiro espiritual que, retornando conosco, nos confessa como a equipe e o testemunho de fidelidade mútua dos esposos o ajudaram a reencontrar a fidelidade ao seu sacerdócio.

Uma família que partilha uma herança espiritual comum - Um grande encontro das ENS é tudo isto. Mas é muito mais. É partilhar um forte sentimento de pertença a uma grande família, cujos membros, (mais de 105 mil no mundo) partilham a herança espiritual recebida de um pequeno grupo de casais que se formou em volta do Pe. Caffarel, há mais de 50 anos, e que foi enriquecida no decorrer do tempo. Uma família, na qual as idades estão lado a lado e se completam. Uma família cristã, na qual os membros se entreajudam e se carregam mutuamente. Uma família que, como toda família, corre o risco de se enfraquecer, de se desunir se não se reúne de tempos em tempos para celebrar, para render graças e para simplesmente estar junto.

Um momento de fraternidade e de solidariedade - Um grande encontro que é também grande oportunidade para a fraternidade e a solidariedade, pois uma parte do preço da inscrição é destinada à solidariedade em favor daqueles em cujo país de origem um apelo a essa solidariedade seria difícil ou mesmo impossível.

Um Movimento de Leigos a serviço do Povo de Deus - Um grande encontro é igualmente uma maneira de tornar visíveis as ENS como movimento de cristãos leigos que se inscreve na grande família do Povo de Deus a caminho, a Igreja. Movimento que proclama abertamente sua missão no seio da Igreja, a boa nova para os casais cristãos desejosos de viver plenamente seu sacramento do Matrimônio e de ajudar-se mutuamente a realizar este objetivo.

Um alimento espiritual e uma renovação - Um grande encontro internacional quer também nos alimentar espiritualmente, através de conferências específicas e de alto nível, assim como uma renovação do entusiasmo pela nossa vida de equipe de base, através da partilha na equipe ali formada.

Um apelo pessoal - É um grande encontro internacional… e muito mais. Mas, para saber, é preciso participar, pois cada uma e cada um de nós encontrará lá suas próprias graças, já que o Senhor as dispensa a cada um individual e pessoalmente. Ele nos chama. Basta-nos dizer "sim", desatar as amarras de nossas certezas, abrir nosso coração aos imprevistos de Deus e deixar-nos conduzir por Ele. O resto virá por acréscimo. Vamos, então, pôr-nos a caminho desde agora.

Abraçamos a todos calorosamente e desde já nos alegramos com a certeza de reencontrá-los em Lourdes daqui a um pouco mais de um ano.

Priscilla e Jean-Louis Simonis Casal Membro da ERI
 
CARTA MENSAL 400 - JUNHO 2005

Nenhum comentário: