Lourdes 2006
Caros amigos, É realmente ainda necessário propor a pergunta sobre a razão de ser de um grande encontro internacional das ENS?
Para os equipistas que participaram de encontros anteriores, a pergunta não é mais necessária. Vamos interrogá-los assim mesmo. Eles podem ser encontrados em nossa própria equipe, ou em nosso setor, perto de nós. Vamos interpelá-los.
"Eu não gosto de grandes grupos. Detesto as multidões. Sofro de agorafobia (medo de estar em lugares amplos, públicos, com muita gente - nota da CM). E, depois, para que tanta despesa?" Mas nós insistimos: "É necessário vocês irem. Temos necessidade de vocês para a animação espiritual no trem que conduzirá os equipistas para Roma, pois nós, com muito pesar, temos que renunciar a participar do encontro pela necessidade de repouso obrigatório devido à gravidez". E eles partiram, muito a contragosto, conforme nos disseram. Depois disto, não faltaram a um encontro sequer, organizando eles mesmos peregrinações e retiros.
Um momento de fraternidade e de solidariedade - Um grande encontro que é também grande oportunidade para a fraternidade e a solidariedade, pois uma parte do preço da inscrição é destinada à solidariedade em favor daqueles em cujo país de origem um apelo a essa solidariedade seria difícil ou mesmo impossível.
Um Movimento de Leigos a serviço do Povo de Deus - Um grande encontro é igualmente uma maneira de tornar visíveis as ENS como movimento de cristãos leigos que se inscreve na grande família do Povo de Deus a caminho, a Igreja. Movimento que proclama abertamente sua missão no seio da Igreja, a boa nova para os casais cristãos desejosos de viver plenamente seu sacramento do Matrimônio e de ajudar-se mutuamente a realizar este objetivo.
Um alimento espiritual e uma renovação - Um grande encontro internacional quer também nos alimentar espiritualmente, através de conferências específicas e de alto nível, assim como uma renovação do entusiasmo pela nossa vida de equipe de base, através da partilha na equipe ali formada.
Um apelo pessoal - É um grande encontro internacional… e muito mais. Mas, para saber, é preciso participar, pois cada uma e cada um de nós encontrará lá suas próprias graças, já que o Senhor as dispensa a cada um individual e pessoalmente. Ele nos chama. Basta-nos dizer "sim", desatar as amarras de nossas certezas, abrir nosso coração aos imprevistos de Deus e deixar-nos conduzir por Ele. O resto virá por acréscimo. Vamos, então, pôr-nos a caminho desde agora.
Abraçamos a todos calorosamente e desde já nos alegramos com a certeza de reencontrá-los em Lourdes daqui a um pouco mais de um ano.
Priscilla e Jean-Louis Simonis Casal Membro da ERI
CARTA MENSAL 400 - JUNHO 2005
Nenhum comentário:
Postar um comentário