sexta-feira, 22 de março de 2013

Papa celebra missa para jardineiros e garis do Vaticano

É preciso abrir o coração para o amor!

◊   Cidade do Vaticano (RV) - O Papa Francisco celebrou a missa na manhã desta sexta-feira, na capela da Casa Santa Marta, com a participação dos garis e jardineiros que trabalham no Vaticano. Foi uma grande surpresa para os mais de 30 funcionários que acolheram com alegria o convite do Pontífice.

"Somos os invisíveis": assim se expressou Luciano Cecchetti, responsável pelo trabalho dos jardins e da limpeza pública, referindo-se aos que no Vaticano, todos os dias, trabalham para manter limpa a Praça São Pedro e cuidam das plantas que tornam o pequeno Estado um belo jardim.

Uma dedicação que o Papa quis premiar convidando-os à missa das 7h na Casa Santa Marta:

Luciano Cecchetti:- "Encontrar-se diante do Santo Padre, numa missa para nós, é uma coisa que não acontece todos os dias. Olhei algumas vezes e via a expressão facial dos funcionários: saímos todos comovidos. Foi uma missa realmente muito simples, em contato direto com quem há poucos dias foi eleito Pontífice. E nós lhe expressamos o nosso reconhecido agradecimento... especialmente quando nos cumprimentou no final: fomos apresentados um a um e para cada um de nós dirigiu uma palavra. O que disse a todos nós foi: 'Rezem por mim'. Muitos funcionários, sendo jardineiros, pediram-lhe que visitasse os jardins junto com eles: ele deu seu assentimento fazendo um aceno com a cabeça. Não nos disse não..."

Na homilia sem texto – referiu o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi –, o Papa deteve-se sobre a passagem do Evangelho do dia, que fala das pedras que os judeus pegaram para lapidar Jesus. "Se nós temos o coração fechado – disse o Papa Francisco –, se temos o coração de pedra, as pedras chegam às nossas mãos e estamos prontos a lançá-las", por isso é preciso abrir o coração ao amor.

Ao término da missa, o Pontífice sentou-se num dos bancos em meio aos fiéis, numa das últimas filas, para um momento de oração pessoal.

Já na quinta-feira pela manhã – disse ainda Pe. Lombardi –, o Papa celebrara uma missa para os funcionários da Casa Santa Marta, junto com o secretário da Congregação para os Bispos, Dom Lorenzo Baldisseri, e o secretário Pe. Alfred Xuereb.

"É um modo para encontrar as pessoas que dificilmente depois terá ocasião de ver", concluiu o porta-voz vaticano. (RL)

Fonte Radio vaticano

Nenhum comentário: