quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Conselhos para lidar com as incompatibilidades

Casais: conselhos para lidar com as incompatibilidades

Conheça o seu temperamento e o do seu cônjuge para evitar conflitos e 

caminhar com esperança

SHARES
1





© Richard foster
As diferenças de temperamento, quando não são reconhecidas e trabalhadas, podem gerar graves conflitos dentro o casamento, chegando até a afetar o amor.

Todos nós podemos evoluir e aprender a lidar com nossotemperamento, até melhorá-lo. Mas, para isso, precisamos partir do reconhecimento de onde estamos neste momento.

Para evitar o conflito em um casal com diferenças detemperamento, é recomendável:

- Buscar conhecer mais sobre as características do temperamentodo outro, para saber quais são seus pontos fortes e fracos. Assim, você pode aprender a não atacá-lo pela fraqueza.

- Não tentar adivinhar o que o outro está pensando ou sentindo. Cada um precisa falar claramente o que sente e pensa.

- É muito importante que cada um tenha espaço para expressar o que sente e pensa, mas sem converter isso em um monólogo, a ponto de que o outro nem sequer possa falar.

- Repetir o que o outro disse é uma boa técnica de comunicação. Isso ajuda a dar maior clareza ao que se entendeu e evitar mal-entendidos.

- Quando um casal tem diferenças de temperamento, a comunicação assertiva é fundamental, ou seja, os dois cônjuges precisam ser diretos, honestos, respeitosos, sem humilhar ou julgar um ao outro.

- Para ter sucesso na comunicação, é importante igualmente expressar com clareza o que se quer dizer, mas também prestar atenção no que está por trás do que se diz (atitude e gestos) e na forma como se fala.

Diante de conflitos já instalados no casal com diferenças detemperamento, é preciso:

- Levar em consideração que, partindo dos seus respectivos pontos de vista, ambos podem ter razão. Portanto, é necessário que ambos possam ceder. Assim, o poder não se concentra naquele que acredita ter razão sempre.

- Os dois devem estar dispostos a dar o melhor de si e não esconder sentimentos que os encham de veneno e rancor.

- Se for preciso, é importante exprimir estes sentimentos, expressando ao cônjuge quão ferido se está por alguma situação em especial, para que o outro possa entender o que se está sentindo.

Quando os problemas e as diferenças de temperamento são manifestados adequadamente, por meio de uma defesa madura dos próprios pontos de vista, o casal começa a cultivar uma atitude de confiança e esperança em que os problemas sempre terão uma solução adequada.

(Artigo publicado originalmente em Por tu Matrimonio)

Nenhum comentário: