quinta-feira, 28 de setembro de 2017

A REGRA DE VIDA - carta mensal setembro 2017

Resultado de imagem para regra de vida
foto internet
 
 
  O artigo desta edição é dirigido a todo equipista que não apenas escolheu, mas aposta e investe em seu matrimônio como caminho para a santidade. 
 
Padre Caffarel discerniu que, entre os maiores obstáculos ao amor conjugal e à evolução espiritual individual, está o egoísmo, que deve ser atacado com veemência. Esse mal, que tem o poder de destruir relacionamentos, está muito presente hoje, como consequência direta do avanço tecnológico, da crescente mentalidade de que precisamos a qualquer custo satisfazer nossos desejos e da noção do “cada um com seus problemas” ou “cada um por si, Deus por todos”.
 
 Porém, enquanto não entendermos, com a razão e a emoção, que o problema do outro diz respeito também a nós, não conseguiremos avançar muito. Se tomarmos as Sagradas Escrituras, veremos várias passagens que repudiam o egoísmo: “Disse o Senhor a Caim: ‘Onde está Abel, teu irmão?’ E ele respondeu: ‘Não sei. Acaso sou eu o guardador do meu irmão?’” (Gn 4,9) “Aquele, pois, que sabe o bem que deve fazer e não o faz, comete pecado.” (Tg 4,17) “...pois procuram atender os seus próprios interesses e não os de Jesus Cristo.” (Fp 2,21)
 
 Surge, então, a Regra de Vida, Ponto Concreto de Esforço que tem por objetivo promover a aproximação entre o ser humano e Deus, e também entre os próprios seres humanos, para ajudá-los a pautarem seus relacionamentos nos preceitos cristãos da caridade e fraternidade. Este PCE consiste, essencialmente, na escolha de uma atitude (ou a abstinência dela) que seja útil no combate ao egoísmo e/ou auxilie no exercício da caridade. 
 
 
Note-se que egoísmo e caridade são conceitos que não se restringem apenas a bens materiais. Seja a Regra realizada individualmente, em casal ou em equipe, o resultado sempre será o aprimoramento espiritual no sentido de se desenvolver a ascese e aniquilar o egoísmo, e isso é um desejo do coração do Pai. Na Bíblia encontramos as seguintes passagens: “Cada um cuide não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros.” (Fp 2,4) “Compartilhem o que vocês têm... pratiquem a hospitalidade.”. (Rm 12,13) “Em tudo vos mostrei que é afadigando-nos assim que devemos ajudar os fracos, tendo presentes as palavras do Senhor Jesus, que disse: ‘Há mais felicidade em dar que em receber’.” (At 20,35)
 
 Sejamos, portanto, fiéis ao cumprimento deste PCE, pois ele nos conduz à unidade ensinada por Cristo. 
 
Equipe da Carta Mensal

Nenhum comentário: