segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

Às pessoas deprimidas será dito: Vem. Criai ânimo. Não tenhais medo. É o Senhor Deus que vem para vos salvar.






Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas

Um dia Jesus estava ensinando. À sua volta estavam sentados fariseus e doutores da Lei, vindos de todas as aldeias da Galiléia, da Judéia e de Jerusalém. E a virtude do Senhor o levava a curar.

Uns homens traziam um paralítico num leito e procuravam fazê-lo entrar para apresentá-lo. Mas, não achando por onde introduzi-lo, devido à multidão, subiram ao telhado e por entre as telhas o desceram com o leito no meio da assembleia diante de Jesus. Vendo-lhes a fé, ele disse: "Homem, teus pecados estão perdoados".

Os escribas e fariseus começaram a murmurar, dizendo: "Quem é este que assim blasfema?" Conhecendo-lhes os pensamentos, Jesus respondeu, dizendo: "Por que murmurais em vossos corações? O que é mais fácil dizer: 'teus pecados estão perdoados', ou dizer: 'levanta-te e anda'? Pois, para que saibais que o Filho do homem tem na terra poder de perdoar pecados — disse ao paralítico — eu te digo: levanta-te, pega o leito e vai para casa". Imediatamente, diante deles, ele se levantou, tomou o leito e foi para casa, louvando a Deus. Todos ficaram fora de si, glorificavam a Deus e cheios de temor diziam: "Hoje vimos coisas maravilhosas!"

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós Senhor.


Hoje vimos coisas maravilhosas. O Senhor vem para nos salvar. Eis que vem o Senhor. É assim que devemos compreender a vinda de Jesus: Ele tem na Terra o Poder de Perdoar os Pecados. Tem Cristo na Terra o Poder de nos Salvar. Tem nariz Terra, Jesus Cristo, Compaixão de todos nós. Tende Piedade de nós, Oh Jesus Cristo! Eis que vem o nosso Deus. Ele vem para nos Salvar. A Tua Palavra, Senhor, é Sinal de interesse por nós. Quero ouvir o que o Senhor irá falar. É a Paz que Ele vai anunciar. A Paz para o seu Povo Escolhido. A Paz para os seus amigos, para os que voltam para o Senhor o seu coração. Está perto a Salvação dos que temem, e a glória habitará em nossa terra. A verdade e o amor se encontrarão, a Paz e a Justiça se abraçarão. Da Terra brotará a fidelidade e a Justiça olhará do alto do Céu. 

O Senhor nos dará tudo de Bom. E a Terra nos dará sua colheita. A Justiça andará sempre à frente. E a Salvação há de seguir os passos seus. Eis que vem o Senhor, nosso Deus. Ele vem para nos salvar. Neste tempo do Advento, façamos por onde recebermos Jesus Cristo. Cuidemos para que as nossas Escolhas, Atitudes e Ações não sejam barreiras para a vinda de Jesus. Na primeira leitura, no livro do Profeta Isaías, nos diz que, com a vinda de Jesus, tudo vai mudar. A Terra que era deserta e intransitável vai florescer. Vai nascer e fazer Brotar o Lírio. Foi - lhe dada a Glória do Líbano, o esplendor do Carmelo e de Saron. As mãos enfraquecidas serão fortalecidas. Os Joelhos trêmulos se firmarão. Às pessoas deprimidas será dito: Vem. Criai ânimo. Não tenhais medo. É o Senhor Deus que vem para vos salvar. Nos diz o Profeta que, com a vinda de Jesus, teremos uma Estrada e uma Vereda. Pela Estrada caminharão os Retos. Os que buscam a Salvação. Por esta estrada, que é  o Caminho, Verdade e Vida, passa todo aquele que busca a Salvação. Que busca viver segundo a Vontade de Deus. Não terá vez o pecador. Não terá vez quem é dissimulado. Quem vive no Pecado. O Profeta nos diz que diz que devemos Caminhar na direção de Jerusalém Celeste, cantando Louvores, pois é Deus que vem para nos salvar. Busquemos nos preparar para o encontro com Cristo. 

Busquemos com fidelidade Escutar a Palavra, Meditar e Orar. Busquemos purificar os nossos corações, e ficar atentos e vigilantes em relação ao Pecado, para não nos deixar ser seduzidos e enganados pelo Mundo. No Evangelho de Hoje, Jesus Cristo estava reunido em falando para um grupo de pessoas,  e, entre eles, os Fariseus e os Doutores da Lei. Sabendo da presença de Jesus, uns homens traziam um Paralítico em uma Cama. Por não poder entrar no lugar, pois a aglomeração era grande, os homens desceram pelo Telhado da Casa, a Cama com o Paralítico. Vendo tudo, Jesus disse ao Paralítico, seus Pecados estão perdoados. Temos aqui duas situações: a primeira,  aquele Paralítico fez de tudo para se aproximar de Jesus, mesmo diante de todas as dificuldades e barreiras. Segundo, viver em Cristo requer esforço, disposição, Testemunho. Entre si, os Fariseus e os Doutores da Lei murmuraram e questionaram o Poder de Cristo para Perdoar os Pecados do Paralítico. Independente do que pensaram os Fariseus e os Doutores da Lei, Jesus curou o Paralítico. O Poder de Jesus cura as nossas Dores, as nossas Feridas. Mas, por desconfiança e Incredulidade, muitas vezes não acreditamos no Poder de Deus. 

Muitas vezes não nos esforçamos para nos encontrarmos com Jesus. Muitas vezes criamos barreiras e dificuldades para nos encontrarmos com Jesus. Muitas vezes não compreendemos que Jesus Cristo é capaz de perdoar infinitamente todos os nossos pecados. Busquemos a Paz de Deus. Busquemos a Salvação em Cristo. Os homens que levavam aquele Paralítico na Cama, estavam todos, homens e o Paralítico, movidos pela Fé. Movidos pela Esperança. Movidos pela certeza de que Jesus e só Jesus poderia curar e salvar. Precisamos motivar a nossa vida pela Fé. Precisamos motivar a nossa vida na certeza do encontro com Cristo. Repensemos as nossas Atitudes e Ações, para não agirmos como os Fariseus e os Doutores da Lei, que em lugar de acreditar e Confiar em Jesus, questionavam o Poder de Cristo.


 Cuidemos para que as nossas Escolhas, Atitudes e Ações não sejam empecilhos para a Caminhada Cristã do Outro, que, ao seu modo, cultiva a sua Fé. Senhores Críticos da Fé alheia, busquem, neste Advento, o verdadeiro sentido para vossas vidas. Pai, peço que me ensine a ter Fé. Peçamos a Maria Mãe do Divino e Perpétuo Socorro que nos fortaleça na Oração Diária. Amém. 

Bom Dia! Jorge Jazon, Equipes de Nossa Senhora. Salvador, Bahia.

Nenhum comentário: