segunda-feira, 18 de maio de 2009

CASA MARTA E MARIA - A VIDA RENASCI AQUI

Boa tarde!

A pedido das Irmãs responsáveis pela CASA MARTA E MARIA, repasso convite para o Galeto:

Data: 24.05.2009

Local: Paróquia São Miguel

Rua Dona Teodora, 1409 Bairro Navegantes POA-RS

Horário: 12 horas

Convites para levar e para almoçar no local (trazer talheres) R$ 10,00 individual

Fone: 51 3342-8012

Favor Divulgar

Paz e Bem

Diácono Prietto







Casa Marta e Maria, entidade sem fins lucrativos que trabalha na recuperação de jovens dependentes de substâncias psicoativas. Atualmente, 18 meninas com idades entre 16 e 24 anos encontram-se em tratamento na instituição.

A Casa Marta e Maria, localizada no bairro Navegantes, abriga meninas de 12 a 25 anos que lutam contra a dependência química. Atualmente 18 jovens estão em tratamento na Marta e Maria, onde, além de passarem por processos de desintoxicação, recebem acompanhamento médico e psicológico, participam de aulas como as de culinária, artesanato e atividades físicas, além de missas e oficinas de filosofia. A Marta e Maria é um dos poucos espaços no Estado que trabalha na recuperação de meninas dependentes de substâncias químicas.

A responsável pela Casa, Irmã Genesi Guedes da Silva, conta que o maior desafio do trabalho é as internas ultrapassarem o primeiro mês na casa, início da desintoxicação. “Nossa filosofia se baseia em trabalho, espiritualidade, disciplinas e grupos de apoio”, sintetiza. Além de deixar de lado o uso de drogas, o abandono de velhos vícios é essencial para a recuperação, conta a religiosa. “Para aprender um novo jeito de ser e viver leva tempo”, conta.

Nesse processo é preciso romper laços de amizade, afastar-se de familiares quando existem outros casos de dependência química entre os parentes, mudar o estilo de vida ou, até mesmo, mudar de endereço. É o que C. planeja. Com uma irmã dependente de cocaína e crack e que já desistiu de tratamentos, a jovem diz que retomar a convivência pode trazê-la ao antigo vício. “Quando sair não pretendo morar na mesma casa. Uma acaba levando a outra para esse caminho”, diz, contando que seus dias têm sido dedicados a atividades como a preparação de doces e salgados, bombons e doces.

Para E., de 24 anos, a preparação de doces e salgados tornou-se uma alternativa para a recuperação e o aprendizado de um novo ofício. Há um ano na casa, E. decidiu se internar quando achou que tinha chegado ao limite – deixou de estudar, trabalhar era difícil e consumia drogas de forma quase contínua. “Não acordava sem usar drogas”, recorda. Decidiu se internar, seguir o tratamento e, hoje, ensina a outras jovens a preparar comida, fazer doces, salgados e pães. E. também vislumbra novas oportunidades para sua vida. No próximo ano, ela pretende cursar enfermagem. “Aqui aprendemos a ter valores, amor próprio. Sem isso não é possível dar a volta por cima e não ter recaídas”, ressalta.

A Casa Marta e Maria foi fundada em abril de 1995 e iniciou suas atividades em uma pequena casa no bairro Partenon. Ao longo dos anos, o espaço tornou-se insuficiente e, com apoio da Gerdau, foi construída a nova sede na zona norte da Capital, inaugurada em 27 de outubro de 2007. É uma instituição sem fins lucrativos, que sobrevive de doações. Uma das fontes de renda é a produção de doces, salgados, pães e bolos feitos na padaria, onde recebem encomendas.

Como ajudar:
Casa Marta e Maria
Rua Dona Teodora, 1435, bairro Navegantes, Porto Alegre – 3342-8012

Nenhum comentário: