quarta-feira, 13 de maio de 2009

59 anos das ENS no Brasil


59 anos das ENS no Brasil
Amados irmãos:
A Sabedoria é facilmente contemplada por aqueles que a amam e se deixa encontrar por aqueles que a buscam. (Sb 6,12.
O casal Nancy e Pedro Moncau buscava perseverantemente apoio espiritual para viver mais cristã­men­te a sua vida conjugal e familiar, até que a Divina Providência aproximou-os das Equipes de Nossa Senhora existentes na França. A seguir iniciou-se uma troca de correspondência com o Padre Caffarel, que lhes permitiu estreitar laços de amizade que se traduziram na intimidade e abertura e os acompanhou durante longos anos. Os estudos da documentação recebida da França irão culminar no nascimento da primeira equipe brasileira, que se reuniu pela primeira vez no dia 13 de maio de 1950, em São Paulo.
O anúncio profético do Padre Caffarel dirigido a Nancy e Pedro Moncau, quando estes lhe informaram terem sido escolhidos Casal Responsável da primeira equipe brasileira, traduz a dimensão e a dignidade da futura missão que teriam como Pais das ENS no Brasil. Diz o Padre Caffarel:
“Eu lhes prometo rezar e fazer rezar para que o Senhor os ajude na tarefa de responsáveis. Ela é importante e não é só de uma equipe que se tornaram responsáveis, mas do desenvolvimento em seu país da fórmula das equipes.” (Carta de 12 de junho de 1950, dirigida ao casal Moncau, in Sentido de uma vida, p. 118).
A escolha de Nancy e Pedro Moncau para esta responsabilidade representa para o Padre Caffarel a experiência que o casal necessita viver para poder edificar o Movimento no País.
Em 2009, Deus nos permitirá celebrar os 59 anos de caminhada das ENS no Brasil num tempo frutuoso de retorno às fontes proporcionado pela reflexão dos “Textos escolhidos” do Padre Henri Caffarel e de preparação do 2º Encontro Nacional. Florianópolis será durante três dias o ponto de encontro de 5.100 equipistas que desejam agradecer a Deus pela fecundidade que Ele concede a quem Nele permanece unido (cf. Jo 15,5b) e o lugar onde partilharemos a fé da grande família equipista (3.040 equipes, 18.300 casais, 370 viúvos e 2.000 conselheiros e acompanhadores espirituais) espalhada pelo Brasil.
Desejamos hoje agregar a essas duas grandes realizações, a singeleza do 13 de maio próximo, dia consagrado pela Igreja a Nossa Senhora de Fátima e dia em que as Equipes de Nossa Senhora nasceram no Brasil, pedindo a Deus que o testemunho do casal Moncau continue a ser para os equipistas brasileiros um estímulo e um ânimo para o caminho.
Graça e Roberto - CRSR Brasil

CARTA MENSAL MAIO 2009

Nenhum comentário: