sexta-feira, 13 de julho de 2012

Novo conselheiro espiritual internacional das Equipas de Nossa Senhora é português

Padre Jacinto Farias quer casais em «sintonia» com as exigências do matrimónio cristão

Lisboa, 11 jul 2012 (Ecclesia) – O padre português José Jacinto Ferreira de Farias, religioso dehoniano, é o novo conselheiro espiritual das Equipas de Nossa Senhora (ENS), a nível internacional.
Em declarações concedidas à Agência ECCLESIA e em plena “preparação” para o encontro geral do movimento católico, que terá lugar no final deste mês, no Brasil, o sacerdote de 62 anos mostra-se empenhado em “ajudar” os casais a estarem “em sintonia” com as exigências do matrimónio cristão.
Para aquele responsável, que acompanha diversos grupos de equipistas no setor supra regional das ENS em Portugal, toda e qualquer “experiência de Igreja” deve ter como principal objetivo a obediência ao evangelho.
No caso da família, a Palavra de Deus desafia marido e mulher “à santidade” e à preservação de valores como “a fidelidade, a indissolubilidade e a abertura à vida”, acrescenta.
O atual assistente nacional da Fundação Ajuda a Igreja que Sofre espera que o 11.º Encontro Internacional do movimento, que irá ter lugar na cidade de Brasília, entre os dias 21 e 26 de julho, ajude a reforçar a união entre os agregados cristãos, face aos obstáculos impostos pela sociedade.

A “conciliação da vida familiar com as exigências do mundo do trabalho” é para o sacerdote um dos principais problemas a atender.
De acordo com o novo conselheiro espiritual, “é preciso tomar consciência dos desafios novos que se colocam à Igreja em geral e ao movimento em particular” e enfrentá-los com “audácia”, tendo sempre presente que Deus ajuda “a realizar aquilo que, pelas forças humanas, não é possível”.
A reunião geral de Brasília, subordinada ao tema “Ousar o Evangelho”, vai contar com a presença de mais de oito mil equipistas, vindos de cerca de 50 países, incluindo Portugal.
O evento, que pela primeira será promovido fora do espaço europeu, terá ainda como ponto alto a entrada de um casal português, Maria Berta e José Moura Soares, à frente da Equipa Responsável Internacional do movimento, para os próximos seis anos.

A delegação nacional, composta por perto de trezentas pessoas, vai ser liderada pelos bispos D. Manuel Clemente (Porto), D. Virgílio Antunes (Coimbra), D. António Francisco dos Santos (Aveiro) e D. Joaquim Mendes (auxiliar de Lisboa).
No mesmo grupo estão incluídos 78 equipistas dos países lusófonos de língua oficial portuguesa, que serão acompanhados pelos bispos D. Ildo Fortes, de Cabo Verde, e D. António Jaca, de Angola.
As Equipas de Casais de Nossa Senhora são um movimento de espiritualidade conjugal lançado há 73 anos em França, pelo padre Henri Caffarel, com o intuito de ajudar os casais a viverem plenamente o sacramento do matrimónio.
Os encontros internacionais realizam-se ultimamente de seis em seis anos e pretendem ajudar os equipistas a reforçarem a sua vivência espiritual e a responderem aos desafios do mundo, em casa, no trabalho e no contacto com a comunidade.
JCP
Internacional | Agência Ecclesia | 2012-07-11 | 17:50:43 | 2902 Caracteres | Família

Nenhum comentário: